PAS é lançado


Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr












Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros e os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, antes da cerimônia de lançamento do plano de desenvolvimento para a Amazônia.

Val-André Mutran — O Governo Federal lança neste momento no Palácio do Planalto o Plano Amazônia Sustentável (PAS).

A ministra do Meio Mabiente Marina Silva acaba de assinar vários protocolos de intenções entre a pasta sob seu comando e os nove governadores da Amazônia Legal para o controle do desmatamento na região.

Coube ao Ministério do Meio Ambiente o papel de gerência executiva na elaboração do plano.

Atualizando às 13h24
O presidente Luis Inácio Lula da Silva assina, neste momento, um protocolo de compromisso pela sustentabilidade dos Estados da Amazônia com os seus respectivos governadores.
Atualizando às 13h28
Ao cumprimentar a audiência, o presidente Lula revelou que o novo coordenador-geral do PAC será o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, cujo ministério foi aprovado ontem pelo Plenário da Câmara através de Projeto de Lei enviao pelo Executivo, substitui o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes na tarefa.
O presidente disse que quando se fala na Amazônia no exterior é necessário uma postura de defesa e que, agora, com o lançamento do PAS essa postura será modificada.

Abordou a questão indígena e lamentou o clima de confronto que só pode persistir pela "ignorância ou pelo ouvir dizer", lembrando que em várias ocasiões foram os próprios índios que defenderam a integridade do território nacional.

Lula acaba de nomear a ministra Marina Silva como "mãe" do PAS, sendo muito aplaudido.

Deu um recado à Mangabeira Unger: "o plano precisará, ainda, de vários ajustes", desejando empenho e dedicação do ministro para que, antes do final deste governo, o PAS esteja em pleno funcionamento, encerrando em seguida a cerimônia.

Comentários

Postagens mais visitadas