Funai estuda censurar filme

A Fundação Nacional do Índio (Funai) estuda qual instrumento jurídico vai utilizar para impedir, na Justiça, a divulgação do filme Hakani pela internet e emissoras de televisão brasileiras. Com 36 minutos de duração, o misto de documentário e drama conta a história de duas crianças indígenas enterradas vivas por terem nascido com deficiências físicas e faz parte da campanha contra o infanticídio nas tribos da Amazônia.

O ritual ainda é praticado por várias tribos, inclusive os Suruwaha, etnia que vive às margens do Rio Purus, no Amazonas, onde a história do filme se passa. Era nessa aldeia que vivia a menina Hakani. “A Funai está tomando providências para que o vídeo seja retirado do site YouTube, pois entende que o conteúdo denigre a imagem das mais de 220 etnias que vivem no Brasil”, diz a nota da instituição.

Comentários

Leila J disse…
Eu assisti e fiquei estarrecida.
Esse tipo de instituição parece quere cacifar-se para receber verbas. Porque, se fosse para encarar de forma séria, não se utilizariam de sensacionalismo colocando o video em um sítio popular. E que é disponibilizado para download, inclusive.
abs
Você tem razão Leila.
Me questionei se postaria ou não o vídeo.
Resolvi postá-lo com uma matéria explicativa de alerta sobre o assunto.
Abs

Postagens mais visitadas