A guinada do PT
No Noblat
Para analistas, ética cedeu lugar ao pragmatismo no PT
Sociólogo fundador da legenda diz que partido está a reboque de Lula e atua segundo sua conveniência eleitoral
De Flávio Freire:
De ex-petistas de carteirinha a sociólogos, historiadores e cientistas políticos, o raciocínio recorrente quando analisada a atual crise que atinge o PT é o de que, há tempos, a ética deu lugar à conveniência eleitoral.
Tanto especialistas em análise política como quem já participou da estrutura petista dizem acreditar que as deserções anunciadas nas últimas 48 horas - os senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR) - são apenas os primeiros reflexos da "degradação" do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- O PT está sendo despedaçado pelo presidente Lula, que ficou maior que o partido. E ele é quase uma unanimidade, tanto do lado dos dominados como do dos dominantes. O PT governista ficou a reboque do presidente e caminha de acordo com o que é conveniente - disse um dos fundadores do PT, o sociólogo Francisco de Oliveira, que abandonou a legenda em 2003, primeiro ano do governo petista, por causa de diferenças ideológicas.
Para Oliveira, não se pode levar adiante a justificativa da cúpula do partido de que a defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é tão somente uma forma de impedir que a oposição desestabilize a base do governo.
- Ora, toda oposição se opõe ao governo, em qualquer lugar do mundo. O que não pode é usar essa articulação para justificar o que sempre foi injustificável dentro do PT, que é apoiar o Sarney - disse o sociólogo, que não reconhece como positivo o governo administrado pelo partido que ele mesmo ajudou a fundar.
- Este governo tem façanhas sociais, mas se transformou numa regressão política. Está trazendo de volta um patrimonialismo que já tinha sido superado. Leia mais em O Globo
Comentários
Fomos jogados na arena para ser comidos pelos leões.
O presidente Lula, que nada mais guarda dos ideais partidários, preferiu juntar-se aos tiranos e sacrificar os "companheiros e companheiras".
No PT, há uma covardia muda que se alastra pelo Brasil, envergonhada mas conivente.
Carlos Pereira
Caxias, MA
.bolsa-família, PAC(somente 10% do total tem dinheiro público)- motivo eleitoreiro;
. mensalão - tudo pelo poder;
. doação de dinheiro/perdão de dívidas de outros países com o Brasil e empréstimos como o último para a Bolívia - para formar sua imagem internacionalmente; enquanto para o brasileiro tudo falta.
Não há dúvidas o Lula é lesa-pátria.
Aponta-se que, por total falta de leitura, os brasileiros acreditam que o Lula melhorou a economia brasileira - o mundo todo cresceu, inclusive muito mais que o Brasil. Não houve nenhuma dedicação do Lula, exceto em causa própria e não ter alterado a política econômica. Os empresários sim, mostraram competência, empreendedorismo e capacidade negócios.
As roupas, endomentários outros dmésticos,são importados do egito;Quem diria que o sindicalista do abc,outrora defensor dos oprimidos,seria tamanho opressor?...;