Católicos celebram Círio de Nazaré 2024, em Brasília
Brasília - A comunidade católica de Brasília, integrada por grande número de paraenses que residem na capital do país, recebeu em júbilo e orações, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que chegou em voo direto de Belém do Pará, por volta das 19h30, nesta terça-feira (26), para a realização do Círio de Nazaré 2024. Serão dois dias de programação. Programação do Círio de Nazaré em Brasília 2024 Do aeroporto JK, o símbolo da fé dos paraenses, foi conduzida ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, na SGAN 702, na Asa Norte, onde foi acolhida por grande número de devotos, que aguardavam a imagem milagrosa para a realização do Santo Terço, conduzido pela irmã Denise Cristina e pelo irmão Keller Jenny do Espírito Santo (Frei Gil). Às 8h00, desta quarta-feira (27), a imagem da padroeira dos paraenses foi conduzida à Cúria Metropolitana de Brasília, e às 8h30, foi recebida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Grupo de Oração Beata Elena Guerra, homenageou a imagem da
Comentários
A elevada taxa de crescimento populacional do sudeste e oeste do Pará realçam a todo o momento o clamor dos confins desassistido - remetendo à irremediável criação do “Estado do Carajás” e “Estado do Tapajós”, cujo plebiscito conferiu anuência da Câmara dos Deputados Federais e do Senado Federal.
Fato alicerçado em sua criteriosa observação também vem sendo catalisado de forma transversal pelas preocupações pessoais de alguns políticos. Hoje o sudeste do estado (Carajás) e o oeste (Tapajós) já conseguem eleger deputados estaduais, federais, senadores, e numa disputa de “terceira via”, pode até eleger o governador do estado do Pará
Eleito um governador representando os novos estados, a razoável migração da sede do governo para o interior do estado desagradará a região metropolitana, tanto como, a própria emancipação. Observo que recentemente em Minas Gerais o Governador, foi muito parabenizado ao transferir o Centro Administrativo do Governo para o interior (Santa Luzia) – tirando-o de Belo Horizonte.
Convergindo o exposto, os novos Estados surgiram, também embalados, pelos espaços ocupados pelos políticos do norte (15 vagas de Deputados Federais, 40 Estaduais e as 03 no senado) que vem sendo dividido com os vindouros - transportados pelo intuito de garantir egocentricamente a hegemonia e ou pela busca de alianças nestes novos cenários alguns já aderiram e apóiam o movimento.
“As oportunidades não apitam nas curvas, não atracam em portos e não esperam por ninguém” (Sávio de Castro) .
Sávio de Castro. Há 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, Graduado em Controle Ambiental – Especialista em Saúde e Ciência Sócio - Ambiental (UFPA), cursando hoje o 6º Período de Engenharia Civil (UFPA). Consultor imobiliário em Canaã dos Carajás e em Parauapebas.
Sávio_parauapebas@yahoo.com.br