Governadora começa a repor a ordem

PM cumpre mandado e 150 invasores deixam fazenda no interior

Polícia Militar inicia "Operação Tocantins" no sul e sudeste do Pará Às 6h da manhã desta quarta-feira (27), o comandante de Missões Especiais da Polícia Militar do Estado, coronel Walci Luiz Travassos de Queiroz, conduziu a tropa, composta por 115 homens da PM, para a Fazenda "Landi", situada no município de São João do Araguaia, a 12 quilômetros de Marabá, para dar início ao cumprimento do primeiro mandado de reintegração de posse da "Operação Tocantins". Com cerca de 360 alqueires, a propriedade pertence a José Macena de Miranda e foi invadida pela primeira vez no ano de 1997 por famílias ligadas Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Desde então, o poder Judiciário já cumpriu seis mandados de reintegração de posse na área, com o apoio da Polícia Militar do Estado.

Nesta manhã, a PM chegou ao local em companhia dos oficiais de Justiça da Vara Agrária de Marabá, Roberto Souza e Elizeu de Oliveira. Eles informaram aos invasores que a ação expedida pelo juiz Líbio Araújo Moura "é uma decisão que já foi tramitada em julgado, portanto, trata-se de uma sentença definitiva".

"Todos os prazos para as famílias recorrerem da decisão do juiz da Vara Agrária já foram esgotados. Esta é uma decisão definitiva, não cabe mais nenhum tipo de recurso por parte dos invasores, por isso pedimos a todos que recolham os seus pertences e se retirem da propriedade rural", disse Elizeu de Oliveira.

A "Landi" estava ocupada por cerca de 150 pessoas, a maioria mulheres e crianças, ligadas à Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). A operação de desocupação foi pacífica, sem nenhum tipo de manifestação ou resistência por parte dos invasores e acompanhada de perto pelo coordenador da Fetagri, na região sudeste do Pará, Francisco de Assis da Costa.

A tropa do CME, que integra homens do efetivo do Batalhão de Polícia de Choque, Companhia de Operações Especiais, Regimento de Polícia Montada e Grupamento Aéreo, contou com o apoiou da Delegacia de Conflitos Agrários da Polícia Civil. (Agência Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas