Vanessa obtém aprovação para debate sobre transporte na Amazônia

Na Amazônia as estradas são os rios. São cerca cerca de 23 mil quilômetros de rios propícios à navegação. No entanto, segundo estimativas da Capitania dos Portos, das quase cem mil embarcações na região Amazônica, 1/3 são clandestinas, o que aumenta riscos de acidentes. Preocupada com essa situação, a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, apresentou na reunião ordinária da Comissão, realizada hoje (11/7), requerimento que convida representantes de entidades e órgãos governamentais para debater a questão do transporte na região Amazônica. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Grazziotin lembrou que por ser uma região densamente coberta pela mata virgem, os rios constituem-se no principal meio de sustentação e de desenvolvimento da economia amazônica. O quê, segundo ela, causa entre outros problemas, o escalpelamento, que ocorre quando a pessoa, ao se abaixar tem o cabelo enroscado no eixo descoberto da embarcação. Dos casos registrados em hospitais, 97% são em crianças, a grande maioria do sexo feminino.

Já no tocante ao transporte aéreo, existem poucas alternativas de ligação entre os Estados da Amazônia e o restante do país. É também por meio desse tipo de transporte que os habitantes de grande parte dos municípios dos Estados da região Norte podem chegar às capitais. “A reduzida oferta de vôos e os valores exorbitantes das passagens aéreas aplicadas pelas companhias regionais impedem que a população possa se deslocar de um município para outro”, explica Grazziotin.

Em relação ao transporte terrestre, rodoviário e ferroviário, não existe uma malha extensa. “A maior parte das rodovias concentram-se no sudoeste e no sudeste da região Amazônica. Entretanto, muitas delas estão em estado precário, dificultando o transporte de passageiros e de cargas na região”, justifica a deputada.

Bety Rita Ramos/Diovana Miziara

Assessoria de Comunicação da CAINDR

Comentários

Postagens mais visitadas