Jazidas de Serra Pelada voltam à cena


São Paulo, 15 de Setembro de 2008 - Serra Pelada, o célebre garimpo que nos anos de 1980 fez muita gente enriquecer e, depois de fechado, em 1992, deixou muitos "órfãos", volta à cena no próximo domingo. Será realizada a eleição para a presidência da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros da região, que detém os direitos de pesquisa mineral da jazida.

A entidade tem o direito sobre R$ 240 milhões depositados na Caixa Econômica Federal, referentes ao pagamento da extração de paládio, metal que era garimpado junto com o ouro na década de 1980. O direito ao saque desses recursos ainda está sendo discutido na Justiça. A cooperativa desenvolve com a Colossus Minerals, do Canadá, um projeto que prevê a exploração industrial da mina e pode render aos garimpeiros mais R$ 800 milhões.

blog it

Comentários

Marcílio Rocha disse…
Caro Sr. Mutran,

Logo de início quero parabenizá-lo pelo seu explêndido Blog, ele realmente está ótimo.
Segundo, quero informar-lhe e a ao tempo alertá-lo sobre as informações que circulam sobre Serra Pelada.
Existe um individuo por nome Toni Duarte, que por coincidência é assessor do Ministro Edson Lobão que vive incentivando a desunião dos garimpeiros (colocando um contr ao outro)tornando o que já está dificil de resolver em uma situação gritante.
Caro Mutram, no que diz respeito a empresa COLOSSUS, essa fez um contrato as escondidas dos garimpeiros e da Justiça (essa foi intimada pela Justiça do Trabalho da 8ª Região, em Parauapebas/PA), também não passa de uma empresinha fajuta que nunca trouxe nenhum benefício aos garimpeiros até hoje.
Nós moradores de Serra Pelada não temos, se quer, uma ambulância para nos socorrer em um momento de desespero, nem isso a empresinha fajuta nos ajudou.
O descaso por parte das autoridades perpetua a miséria, a violência, o assustador número de casos de prostituição infantil contra nossas crianças e adolescentes, o espantoso número de crianças usando drogas, as mortes em Serra Pelada e etc.

Os garimpeiros também têm um Blog

http://nossogarimpo.blogspot.com/

Confira como anda a nossa situação (e que situação).

Estarei á sua inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Abraços

Postagens mais visitadas