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Prefeito com a corda no pescoço na IX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Em resposta ao post abaixo em que o professor e advogado Yúdice Randol levantou a viabilidade ou não da criação de novos Municípios no Estado do Pará, segue a posição deste blog:

Caro professor,

Em primeiro lugar agradeço-lhe a forma como abordastes o assunto. Seu raciocínio é louvável, no entanto, nas Ciências Políticas, a razão lógica nem sempre deve ser levada como um pensamento cartesiano.


Exemplifico: Além de Castelo dos Sonhos, há em Santarém, o Lago Grande do Curuai e Mojuí dos Campos, duas imensidões de áreas com população de aproximadamente 60 mil habitantes. Ambas estão jogadas às traças pela administração pública das três esferas. Bata um e-mail para o companheiro Jeso Carneiro ou, se quiser, telefone para o padre Edilberto Sena, que comanda a Rádio Rural AM, na Pérola e ouça as barbaridades que aquele povo é submetido.


Avante: Cajazeiras, a ser desmembrado do Município de Itupiranga, sudeste do Pará. Terra onde nasceu o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB). Ainda em Itupiranga, há o Distrito Cruzeiro do Sul, mais conhecido como "Quatro Bocas". Um mundo de gente mora lá. Assistência do governo? Migalhas.


Opps: Mais o mais grave de todos é São Félix do Xingu - o segundo maior Município do Mundo-, lá são quatro comunidades que pleiteiam um lugar ao Sol. Presença do Governo: zero à esquerda. É a mais bem acabada terra-sem-lei de todo o Pará.


Não estou entrando no mérito de coisa alguma, apenas estou jogando com a consciência dos paraenses, natos (como é meu caso) ou adotados, como bem sabemos ser a maioria no Sul/Sudeste do Pará, região em que os maranhenses em muito superam os paraenses em habitantes por metro quadrado.

Para minha surpresa, você tem um aliado forte. Trata-se do senhor Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, que esta semana enviou correspondência ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, documentos os quais vou publicar em primeira mão, dado a relevância do pensamento que hoje predomina naquela entidade que reúne os municípios brasileiros. Mais. O documento será a base do menú a ser servido à ocasião da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá no período de 10 a 12 de abril do corrente ano, no Hotel Blue Tree Park nesta capital. E durante a realização das Marchas em todos os anos os prefeitos de todos os Estados nos solicitam que seja consignado espaço para reuniões com suas Bancadas Federais de Parlamentares. A principal entrada será a iguaria PEC 12 de 2006, que dispõe da regulamentação do pagamento de precatórios seja votada e aprovada.

Nas duas pautas, na visão dirigista da CNM, o que prevalece se você tiver paciência de ler os dois documentos, comprovará que Ziulkoski - porta-voz da prefeitada - apresenta urgências fiscais que quebrariam a União, detonariam o pacto federativo e enterraria de dívida o Brasil como o mais irresponsável dirigente poderia conceber. Abaixo a íntegra dos dois documentos com a opinião sobre cada matéria de punho da própria CNM. Nossos grifos são referentes ao que tramita no Congresso Nacional sobre a criação de novos Municípios e novos Estados.

Leia a pauta da CNM reinvidicada ao Senado:
ANEXO I
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA NACIONAL
SENADO FEDERAL
► Proposta de Emenda Constitucional nº 39/2000. Senador Ricardo Santos. Propõe alteração do inciso IV do art. 158 da CF, estabelecendo novo critério de distribuição da cota-parte do ICMS entre os municípios. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição com a máxima urgência.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 50/2005. Senador Osmar Dias. Destina ao FPM 10% do produto da arrecadação das contribuições sociais e de intervenção do domínio econômico. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 29/2003. Senadora Lúcia Vânia. Altera o art. 193 da Constituição Federal – Ordem Social. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 8/1995. Senador Geraldo Melo. Dá nova redação ao inciso X do § 2º do artigo 155 da CF (Isenção de ICMS). Votação em segundo turno desde 28/01/2003. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 58/2005. Senador Flexa Ribeiro. Propõe alteração no art. 159 da CF para determinar a transferência aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, de parte do produto da arrecadação do imposto de importação e do imposto sobre produtos industrializados, proporcionalmente ao saldo de sua balança comercial com o exterior. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 34/1999. Senador Pedro Simon. Propõe alteração dos artigos 165, 166 e 167 da CF, criando condições orçamentárias para garantir a conclusão de obras públicas em andamento. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 41/2003. Senador Siba Machado. Trata sobre a Reeleição dos Prefeitos. Altera a redação do § 5º do art. 14 da Constituição Federal, acabando com a reeleição em todos os níveis da federação, a partir das eleições de 2.010. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 59/2005 – Senador Arthur Virgílio. Acrescenta § 5º ao artigo 239 da CF para permitir que os recursos do PASEP sejam aplicados diretamente pelos Estados e Municípios. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 12/2006. Precatórios Judiciais. Senador Renan Calheiros. Tramita na CCJC do Senado, no aguardo do parecer do senador César Borges. Foi discutido em audiência pública dia 12.6.2006. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 44/2004. Senador Almeida Lima. Dispõe sobre os percentuais máximos das Receitas Correntes Líquidas para custear despesas das Câmaras Municipais. Aguarda deliberação na CCJC do Senado, com parecer pela prejudicialidade oferecido pelo senador Pedro Simon desde 22.10.2004. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria.
►Proposta de Emenda Constitucional nº 15/2005. Senador Siqueira Campos. Propõe inserção de novos parágrafos nos artigos 80 e 82 do ADCT da CF, para determinar a transferência aos municípios, de metade dos recursos da CPMF destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Tem parecer pela aprovação na CCJC. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 16/2005. Senador Siqueira Campos. Propõe alteração do art. 159 da CF, para determinar a transferência aos municípios, de 5% das contribuições sociais de que trata o art. 195. Tem parecer pela aprovação na CCJC. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 33/2005. Senador Pedro Simon. Dá nova redação ao inciso XI do art. 167 da Constituição Federal (Dispõe sobre a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais). Aguarda designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria.
Proposta de Emenda Constitucional nº 13/2003. Senador Sergio Zambiasi. Altera a redação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização dos Municípios. Aguarda leitura do parecer. A Confederação Nacional de Municípios apóia a rejeição da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 25/2003. Senador Sérgio Zambiasi. Propõe a alteração a Constituição Federal com a finalidade de estabelecer a obrigatoriedade da realização de eleições em dois turnos nos municípios com mais de cem mil eleitores. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando parecer do senador José Maranhão. A Confederação Nacional de Municípios apóia a rejeição da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 31/2003. Senador Antonio Carlos Valadares. Acrescenta os artigos 27-A e 29-B à Constituição Federal para prever a convocação de Secretários de Estado, Secretários Municipais e do Distrito Federal pelas respectivas Casas Legislativas e dá outras providências. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando parecer do senador Antônio Carlos Magalhães. A Confederação Nacional de Municípios apóia a rejeição da matéria.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 88/2003. Senador Marco Maciel. Dá nova redação ao artigo 89 da Constituição, para determinar a participação de representantes do Poder Judiciário e dos Estados-membros da Federação no Conselho da República. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando parecer do senador Tasso Jereissati. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação da matéria desde que sejam também incluídos os municípios.
► Proposta de Emenda Constitucional nº 22/2004. Senadora Roseana Sarney. Acrescenta parágrafo único ao artigo 219 da Constituição Federal. (Dispõe sobre a concessão de incentivos ao desenvolvimento científico e tecnológico). Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador Eduardo Azeredo. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
Projeto de Lei do Senado nº 98/2002. Senador Mozarildo Cavalcanti. Regulamenta o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios e dá outras providências (artigo 18, § 4º, da Constituição Federal). Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador José Maranhão. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
► Projeto de Lei do Senado nº 44/2003. Senador Eurípedes Camargo. Propõe a alteração o Decreto-Lei nº 3365, de 21 de junho de 1941, que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, e a Lei nº 6766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, para estabelecer, nos casos que especifica, critérios para o pagamento de justa indenização. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador Jefferson Peres. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria mas gostaria de discutir melhor o assunto com o relator.
► Projeto de Lei do Senado nº 45/2003. Senador Eurípedes Camargo. Insere parágrafo no artigo 87 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de modo a assegurar, aos docentes da rede pública que não tenham habilitação em nível superior, vagas nos cursos de graduação de formação de professores. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador Antonio Carlos Valadares. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 48/2003. Senador Olivir Gabardo. Propõe a alteração o artigo 9º da Lei nº 7525, de 22 de julho de 1986. (Estabelece a competência da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para traçar a projeção dos limites territoriais das áreas geoeconômicas dos Estados, Territórios e Municípios para exploração econômica dos recursos minerais e energéticos no mar territorial). Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador João Ribeiro. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
Projeto de Lei do Senado nº 503/2003. Senador Siba Machado. Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, regulamentando o § 4º do artigo 18 da Constituição Federal, e dá outras providências. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador João Maranhão. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
► Projeto de Lei do Senado nº 316/2004. Senador Serys Slhessarenko. Acrescenta dispositivo à Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 (Lei das Inelegibilidades), para declarar a inelegibilidade, em quaisquer outros Municípios do mesmo Estado, dos que tenham sido reeleitos Prefeitos na eleição imediatamente anterior. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando o parecer do senador João Maranhão. A Confederação Nacional de Municípios apóia a rejeição dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 325/2006. Senador Antonio Carlos Valadares. Dispõe sobre o Estatuto do Produtor Rural. Está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, desde 22.12.2006, aguardando designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
► Projeto de Lei do Senado nº 174/2006. Senador Renan Calheiros. Dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor de que trata o art. 150, § 5º da Constituição Federal. Está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, com parecer pela aprovação desde 31.7.2006.
► Projeto de Lei da Câmara nº 52/2003. Deputado Cláudio Cajado. Dispõe sobre os exames preventivos de acuidade visual e auditiva nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta matéria.
► Projeto de Lei da Câmara nº 78/2006. Deputado Inaldo Leitão. Propõe a alteração do art. 96 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para prever renúncia à aposentadoria concedida pelo Regime Geral de Previdência Social. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
► Projeto de Lei da Câmara nº 210/2002. Senador Mauro Miranda. Propõe a alteração da Lei nº 9313, de 13 de novembro de 1996, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes de aids, para incluir o benefício do fornecimento de leite maternizado para os filhos de mães portadoras do HIV e doentes de AIDS. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei da Câmara nº 326/2006. Senador Marcelo Crivella. Propõe a alteração da Lei do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para estabelecer que os recursos do Fundo sejam aplicados em habitação e saneamento básico. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 281/2006 – Senador Flexa Ribeiro. Insere parágrafo único no art. 4º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre atendimento médico e odontológico aos estudantes do ensino fundamental público. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria, desde que seja especificado como será o financiamento.
► Projeto de Lei do Senado nº 75/2004. Senador César Borges. Isenta as prefeituras do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados incidentes sobre máquinas e equipamentos. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria com a máxima urgência .
► Projeto de Lei do Senado nº 202/2005. Senadora Lúcia Vânia. Dispõe sobre a fixação e o ajuste dos parâmetros, índices e indicadores de produtividade. Tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, com parecer pela aprovação. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 63/2005. Senador Álvaro Dias. Propões Altera os arts. 6º e 16 da Lei Complementar nº 76 de 1993, a fim de garantir o pagamento de créditos tributários através da retenção sobre o valor a ser pago a título de indenização por desapropriação de interesse social para reforma agrária. Distribuído ao Senador Sérgio Guerra para relatar. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 138/2003. Senador Mozarildo Cavalcanti. Propõe que parte da parcela do CPMF que é destinada à Fundação Nacional de Saúde seja devolvida ao município de origem. Aguarda deliberação na CAE do Senado. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Fernando Bezerra. A Confederação Nacional de Municípios gostaria de discutir melhor essa matéria com o relator.
► Projeto de Lei do Senado nº 60/2002. Senador Osmar Dias. Dispõe sobre o parcelamento de débitos relativos às contribuições de Estados, do Distrito Federal e municípios ao PASEP. Está na Comissão de Assuntos Econômicos aguardando parecer do senador Flexa Ribeiro. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.
► Projeto de Lei do Senado nº 82/2006. Senador Rodolpho Tourinho.Propõe alteração do art. 1º da Lei 11.110/05 (Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado), para incluir municípios na Concessão do microcrédito. Aguarda a realização de Audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.
► Projeto de Lei da Câmara nº 48/2004. Senador Sérgio Zambiasi. Altera a Lei nº 6766, de 19 de dezembro de 1979, e a Lei nº 10257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), para submeter ao órgão ambiental estadual a transformação do solo rural em urbano. A matéria se encontra na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, aguardando parecer do relator, senador Sibá Machado. A Confederação de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
Projeto de Lei do Senado nº 105/2003. Senadora Ana Júlia Carepa, Propõe alteração do art. 6º da Lei 7.990/89, que institui compensação financeira pelo resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, de recursos minerais, e alteração no artigo 2° da Lei n° 8001, de 1990, que define os percentuais da distribuição da compensação financeira de que trata a Lei n° 7.990 de 1989. Visa modificar os percentuais das alíquotas pela exploração de recursos minerais, e transfere para municípios limítrofes 40% da arrecadação de compensação financeira a que faz jus município onde se situa a lavra. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Siba Machado. A Confederação de Municípios apóia esta proposição e gostaria de discutir alguns pontos com o relator da matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 359/2003. Senador César Borges. Dispõe sobre a aquisição, pela União, de créditos relacionados à participação governamental obrigatória dos Municípios na exploração de recursos hídricos para fins de energia elétrica, petróleo e gás natural. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Flexa Ribeiro. A Confederação de Municípios apóia esta proposição e gostaria de discutir alguns pontos com o relator da matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 56/2004. Senador Tião Viana. Propõe alteração do dispositivo da Lei nº 9.648, de 27 de maio de 1998, com a redação dada pela Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000. Beneficia, pela compensação financeira, os Estados e Municípios que possuem nascentes de rios, cuja vazão é aproveitada para a geração de energia em hidrelétrica. Está na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Antônio Carlos Valadares. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposta por ser benéfica para os municípios.
► Projeto de Lei do Senado nº 202/2004. Senador Tião Viana. Propõe a alteração a Lei de Responsabilidade Fiscal para determinar a aplicação de recursos decorrentes da redução do número de vereadores em programas sociais do município. Está na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE aguardando parecer do senador Sérgio Guerra. A Confederação Nacional de Municípios discorda desta proposição por ferir a autonomia dos municípios.
► Projeto de Lei do Senado nº 367/2004. Senador Sérgio Cabral. Adiciona um artigo à Lei nº 4.118, de 27 de agosto de 1962, para o fim de conceder participação aos Estados e Municípios no resultado da exploração de energia nuclear. Está na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE aguardando parecer do senador Roberto Saturnino. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.
► Projeto de Lei do Senado nº 145/2005. Senador Cristovam Buarque. Propõe a determinação que a União efetue abatimento de 20% do pagamento mensal do serviço da dívida pública dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal em favor da Educação. Está na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE aguardando parecer da senadora Ana Júlia Carepa. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.
► Projeto de Lei do Senado nº 30/2006. Senador Pedro Simon. Acrescenta os §§ 1º, 2º e 3º, ao art. 32, da Lei Complementar nº 87, de 13.09.1996, estabelecendo prazo para o ressarcimento aos Estados e ao Distrito Federal pelas renúncias do ICMS referente a produtos destinados à exportação. Está na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Gilvam Borges. A Confederação Nacional de Municípios considera esta proposição importante pelos reflexos que os municípios terão com a sua implementação. Por isso manifesta seu apoio à sua aprovação.
► Projeto de Lei do Senado nº 299/2006 - Senador Romeu Tuma. Institui o "Dia da Guarda Municipal", a ser comemorado, anualmente, no dia 10 de outubro. Está na Comissão de Educação aguardando parecer da senadora Kátia Abreu. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 313/2006 – Senador Sérgio Zambiasi. Propõe a alteração o § 9º do art. 28 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, para permitir que o custeio da educação superior dos empregados possa ser abatido da base de incidência da contribuição para o regime geral de previdência social. Está na Comissão de Educação aguardando parecer do senador Paulo Paim. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação dessa matéria.
► Projeto de Lei do Senado nº 331/2006, de autoria da Senadora Roseana Sarney que "Acresce parágrafo único ao art. 48 da Lei nº 10.257/2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da CF (Estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências)". Está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta proposição.
► Projeto de Lei do Senado nº 351/2005, de autoria do Senador Pedro Simon, que "Altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 10.840/2004, que cria o Programa Especial de Habitação Popular –PEHP". Está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A Confederação Nacional de Municípios apóia a presente proposição.
► Projeto de Lei do Senado nº 138/2003. Senador Mozarildo Cavalcanti. Propõe que parte da parcela do CPMF que é destinada à Fundação Nacional de Saúde seja devolvida ao município de origem. Aguarda deliberação na CAE do Senado. Tem parecer pela rejeição dado pelo senador Fernando Bezerra. A Confederação Nacional de Municípios apóia a aprovação desta matéria.

O senhor é um herói se conseguiu chegar até aqui. Leia a pauta da CNM reinvidicada à Câmara dos Deputados

ANEXO I
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA NACIONAL
CÂMARA DOS DEPUTADOS

PROPOSTAS DE EMENDAS CONSTITUCIONAL (PEC):

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 285, DE 2004. Poder Executivo. Altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências. Esta proposta oriunda da PEC 255, de 2004, está na Ordem do Dia da Câmara dos Deputados para votação desde dezembro de 2004, e tem sido sobrestada por Medidas Provisórias e Urgências Constitucionais que tem prioridade, obstruindo, desta forma, a Pauta de Votação. O parecer aprovado pela Comissão Especial, relatado pelo deputado Virgílio Guimarães consta de uma emenda substitutiva que foi aprovada pela Comissão, e tem como pontos principais três medidas: uma que propõe um aumento em um ponto porcentual na incidência do FPM, passando de 22,5% para 23,5% do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados; o que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, e o que propõe a unificação das alíquotas do ICMS. Entretanto, o deputado-relator Virgílio Guimarães, por acordo, apresentou uma Emenda Aglutinativa Global que descaracteriza parte da Emenda anteriormente aprovada pela Comissão Especial, e que deverá ser apresentada como Emenda de plenário quando a proposta for à votação. Essa emenda global apresenta algumas novidades: 1) introduz disposições sobre precatórios; 2) transforma o Fundo Regional de Desenvolvimento em Fundo Estadual de Desenvolvimento; 3) propõe que o aumento de 1% no porcentual do FPM seja temporário (11 anos) e que só prevaleça se a unificação do ICMS for aprovada, alem de outros pontos relacionados com a unificação do ICMS.

PEC 330/2001. Deputado Paulo José Gouveia. Dispõe sobre a participação dos Municípios na arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal de comunicação. Tramita na CCJC com relatório pela admissibilidade. A CNM apóia esta proposição.

PEC 104 DE 2003. Deputada Thelma de Oliveira. Altera o art. 159 da CF, aumentando para 50% o valor a ser repassado pela União do produto arrecadado com o IR e IPI, sendo 4% aplicado nos fundos constitucionais, permitindo o remanejamento de uma região para a outra. A CNM gostaria de discutir melhor com o relator essa matéria e propor alterações na redação proposta pela autora.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 474, DE 2005. Deputado Clóvis Fecury. Sujeita à apreciação conclusiva das Comissões. Acrescenta inciso IV e § 5º ao art. 150 da CF, para entregar parte do produto da arrecadação das contribuições sociais, exceto as previdenciárias, aos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios. Aguarda deliberação da CCJC da Câmara dos Deputados desde janeiro de 2006.

PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL 542, DE 2006 – Deputado Renato Casagrande. Aguarda designação de relator na CCJC. Está apensado ao PL 490/1997.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 534, DE 2002.Autoria: Senador Romeu Tuma. Altera o artigo 144 da Constituição Federal, para dispor sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional. Esta PEC foi aprovada no Senado Federal e encaminhada à Câmara dos Deputados para revisão em abril de 2002. Foi apreciada por uma Comissão Especial que ofereceu parecer pela aprovação com uma emenda supressiva que retirou da proposta original a criação as Guarda Nacional. O deputado Arnaldo Faria de Sá requereu sua inclusão na Ordem do Dia em 20 de setembro de 2006.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 537, DE 2006. Deputado Michel Temer. Altera o § 8º do art. 144 da Constituição Federal. Aguarda designação de relator na CCJC.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 320, DE 1996 - Autoria – Deputado Matheus Schmidt e outros. Acrescenta alínea "d" ao inciso II do artigo 105 da Constituição Federal. Esta proposição tramita na Câmara dos Deputados desde 1996. Foi aprovada na CCJC da Câmara e foi apreciada por uma Comissão Especial que opinou unanimemente pela sua aprovação, estando pronta, desde dezembro de 1997, para ser incluída na Ordem do Dia na Câmara dos Deputados. Em sua justificativa os autores consideram que embora o prefeito goze de foro privilegiado, a CF não prevê o recurso ordinário que possibilite instância revisora superior reexaminar o mérito da causa, em caso de condenação. O projeto visa suprir esta lacuna submetendo o julgamento dos Prefeitos ao "duplo grau de jurisdição", pelo qual se permite ao cidadão sujeito a julgamento submeter a decisão a uma instância superior, para que a confirme ou a revise, como, aliás, é tradição do Direito Brasileiro. Oportuno ainda considerar a possibilidade de ser incluída nesta PEC, por ocasião da sua deliberação no Senado, de dispositivo que estabeleça a obrigatoriedade da autorização do legislativo municipal para que o Tribunal de Justiça dos Estados possa processar prefeitos, da mesma forma como é feito com os governadores..

PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL 490, DE 1997. Deputado Serafim Venzon. Altera a redação do art. 158, parágrafo único, incisos I e II da CF, para tratar dos critérios de distribuição das parcelas de receita pertencentes aos municípios. Está na CCJC para relatar.

PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL 556, DE 2006. Deputado Francisco Turra. Acrescenta o inciso "IV" ao art. 159 da Constituição, insere os arts. 95, 96 e 97 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, aumenta a receita dos Municípios, assegura o ressarcimento de receitas aos Estados e ao Distrito Federal por desonerações tributárias e fixa limites para os contratos de parcelamento de dívidas dos entes federados para com a União. Aguarda relator na CCJC da Câmara.
PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 333, DE 2004.Autoria: Deputado Pompeo de Mattos e outros.Modifica a redação do art. 29-A e acrescenta art. 29-B à Constituição Federal para dispor sobre o limite de despesas e a composição das Câmaras de Vereadores e dá outras providências. Esta PEC foi debatida em Comissão Especial que aprovou uma emenda substitutiva apresentada pelo relator que modificou a composição das Câmaras Municipais e alterou os limites de despesas das Câmaras Municipais. Está na Pauta de Votação da Câmara dos Deputados.

PEC 495, DE 2006. Senador Luiz Otávio. Acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias sobre a formação de novos municípios até o ano 2.000. Foi votada no Senado Federal e está na Câmara dos Deputados desde janeiro de 2006. Será discutida por uma Comissão Especial que deverá ser instalada nos próximos dias. A Emenda Constitucional 15, de 1996 alterou o processo de criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios, determinando que tais atos seriam disciplinados por lei complementar, que estabelecem consulta popular às populações dos Municípios envolvidos. Como não foi criada lei complementar, houve interrupção imediata de todos os processos emancipatórios em andamento. Em função disso, foi apresentada no Senado, pelo senador Luiz Otávio, a proposta de Emenda Constitucional que revoga a exigência estabelecida na EC 15, para os novos municípios criados por lei estadual até 31 de dezembro de 2000.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 550, DE 2006. Deputado Jutahy Junior e outros. Altera os arts. 166, 167 e acrescenta o art. 169-A ao texto constitucional, vedando a apresentação de emendas parlamentares de caráter individual ao projeto de lei relativo ao orçamento anual e àqueles que o modifiquem. Atualmente, as emendas individuais são utilizadas pelo Poder Executivo de forma a garantir uma base de apoio no parlamento. Desta forma, a população dos municípios objeto da emenda fica à mercê do jogo político, não logrando, na maioria das vezes, a obtenção dos recursos para atender suas necessidades, caso o parlamentar, autor da emenda, não seja aliado politicamente ao Governo. Vedar a possibilidade de apresentação de emendas individuais, nem sempre atendidas, contribuirá para uma lei orçamentária mais transparente.

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 393, DE 2005. Senadora Heloisa Helena. Altera o caput e o inciso IV do art. 208 da Constituição Federal, para dispor sobre a obrigatoriedade e gratuidade da educação infantil para crianças de zero a seis anos de idade. A matéria foi enviada ao a Câmara dos e aguarda criação de comissão especial.

PROJETOS DE LEI (PL):

PL 100, DE 2006. Deputado Jutahy Júnior .Regulamenta o parágrafo único do art. 146 e o inciso IX do art. 170 da Constituição Federal e dá outras providências (Super Simples Nacional). Foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados. Está no Senado para revisão. Deve receber emendas que tratam sobre as perdas dos Estados e Municípios no ICMS, ISS e Salário Educação.

PL 1810, DE 2003. Deputado Rogério Silva. Dispõe sobre a isenção do IPI na aquisição de ambulâncias, caminhões, caçambas, coletores de lixo e máquinas e equipamentos de terraplanagem pelos municípios. Está na Comissão de Finanças e Tributação, relatado pelo deputado Armando Monteiro que opinou pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária. A este projeto estão apensados os PL´s 7045/2006, 7168/2006 e 7235/2006.

PL 7045, DE 2006. Deputado Mário Heringer. Sujeito à apreciação conclusiva das Comissões. Dispõe sobre a não incidência do IPI, da COFINS e do PIS/PASEP na aquisição de máquinas e tratores efetuados pelas Prefeituras Municipais dos municípios com população igual ou inferior a 25.000 habitantes. Está apensado ao PL 1810/2003.

PL LEI 7168, DE 2006. Deputado João Herrmann Neto. Concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição, pelas Prefeituras Municipais e suas autarquias, fundações, empresas públicas ou de economia mista, de máquinas, tratores, caminhões e equipamentos, a serem utilizados em obras públicas. Está apensado ao PL 1810/2003.

PL 7235, DE 2006. Deputado Paulo Bauer. Concede isenção do IPI nas aquisições de veículos, máquinas e equipamentos feitos pelas prefeituras municipais. Está apensado ao PL 1819/2003.

PL 2230, DE 2003. Deputado Augusto Nardes. Concede isenção do IPI para veículos adquiridos pelos órgãos públicos municipais para utilização exclusiva. Está na CCJC e recebeu parecer pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária do deputado Armando Monteiro.

PL 3056, DE 2003. Deputado Valdemir Moka. Concede às Prefeitura Municipais isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas aquisições de ambulâncias e veículos destinados ao transporte escolar. Está apensado ao PL 2230/2003.

PL 6343, DE 2005. Deputado Leodegar Tiscoski. Modifica a Lei nº 8.989, de 1995, com a redação dada pela Lei nº 10.754, de 2003, para isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados os veículos adquiridos por Prefeituras, nas condições que estabelece. Está apensado ao PL 2230/2003.

PL 6204, DE 2002. Deputado Luiz Carlos Hauly. Apreciação Conclusiva das Comissões. Autoriza o parcelamento dos débitos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, relativos a contribuições devidas ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, em até 240 (duzentos e quarenta) parcelas mensais, e dá outras providências. Tramita na Comissão de Finanças e Tributação.

PL 7250, DE 2006. Deputado Darcísio Perondi. Apreciação Conclusiva das Comissões. Dispõe sobre o parcelamento de débitos relativos às contribuições de estados, do Distrito Federal e municípios ao PASEP. Tramita em conjunto com o PL 6204/06

PL 5979, DE 2001. Autor: Comissão de Viação e Transporte. Acrescenta o art. 66-A e altera a redação do "caput" do art. 104 na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, e estabelece normas referentes à Inspeção Técnica Veicular - ITV. Adiada a discussão em plenário.

PL 1332, DE 2003. Deputado Arnaldo Faria de Sá. Apreciação Conclusivas das Comissões. Dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil. Regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como Órgãos de Segurança Pública em todo o Território Nacional e dá outras providências. Aguarda deliberação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Tramita em conjunto com os PL´s 7284/2006, 5959/2005, 3854/2004, 2857/2004.

PL 7284, DE 2006. Deputado Milton Monti. Apreciação conclusiva das Comissões. Altera dispositivos da Lei n° 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm. Tramita apensada ao PL 1332/2003

PL 5959, DE 2005. Deputado Chico Sardelli. Apreciação conclusiva das Comissões.Dispõe sobre a regulamentação, atribuição e competências das Guardas Municipais como órgão do Sistema de Segurança Pública em todo o território nacional. Tramita em conjunto com o PL 1332/2003.

PL 3854, DE 2004. Deputado Carlos Sampaio. Apreciação conclusiva das Comissões. Altera a redação do inciso III e suprime o inciso IV, ambos do art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e dá outras providências. Tramita apensada ao PL 1332/2003.

PL 2857, DE 2004. Deputado Nelson Marquezelli. Apreciação conclusiva das Comissões. Altera a redação da Lei nº 10.826/03 autorizando o porte de arma de fogo aos integrantes das guardas municipais. Tramita apensada ao PL 1332/2003.

PL 6810, DE 2006. Deputado Chico Sardelli. Apreciação Conclusiva das Comissões.Dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de colete à prova de balas aos Guardas Municipais de todos os municípios do Brasil. Apensado ao PL 5959/2005.

PL 7456, DE 2006. Deputado Milton Monti. Apreciação conclusiva das Comissões. Dispõe sobre a regulamentação da atividade de Vigilante Noturno e Diurno Autônomo. Apensado ao PL 5618/2005

PL 5618, DE 2005. Deputado Durval Orlato. Apreciação conclusiva das Comissões. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de vigia e dá outras providências. Tramita em conjunto com o PL 7456/2006

PL 7437, DE 2006. Deputado Luiz Carlos Hauly. Cria o Programa Nacional para aquisição de unidades de atendimento móvel de urgência médico-hospitalar. Apreciação conclusiva das comissões. Aguarda distribuição.

PL 203, DE 1991. Senador Francisco Rollemberg. Institui a política nacional de resíduos, seus princípios, objetivos e instrumentos; estabelece diretrizes e normas de ordem pública e interesse social para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos, define seis instrumentos e dá outras providências (substitutivo). Elaborado parecer pelo deputado Ivo José. Aguarda deliberação da Comissão Especial.

PL 7399, DE 2006. Deputado Eduardo Gomes. Apreciação Conclusiva das Comissões. Prorroga o prazo para a aprovação dos Planos Diretores Municipais. Aguarda distribuição na Comissão de Desenvolvimento Urbano.

PL 1471, DE 1996. Deputado Augusto Nardes. Dispõe sobre a criação da duplicata rural, sai vinculação à nota do produtor rural. Está na CCJC da Câmara dos Deputados pronto para ser votada.

PL 1142, DE 2003. Deputado Darcísio Perondi. Apreciação conclusiva das Comissões. Altera a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, alterada pela Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que "Dispõe sobre inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal", e dá outras providências". Aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Aguarda deliberação na Comissão de Agricultura. Requerida audiências públicas para debater o projeto.

PL 7431, DE 2006. Senador Cristóvam Buarque. Apreciação conclusiva das Comissões. Autoriza o Poder Executivo a instituir o Piso Salarial dos Educadores Públicos, na forma prevista no artigo 206, V e 212 da Constituição Federal. Aprovado no Senado, aguarda encaminhamento às Comissões Educação e Cultura, Trabalho, Administração e Serviços Públicos, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça.

PL 7.709/2007. Poder Executivo. Comissão Especial. Altera dispositivos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, e dá outras providências. Possibilita o uso de sistema eletrônico em todas as modalidades de licitação, incluindo o pregão, desde que certificado digitalmente por autoridade certificadora credenciada pelo ICP-Brasil. Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Tramita em regime de urgência. A Confederação Nacional de Municípios é a favor, desde que atendidas as sugestões de emendas apresentadas por ela.

PL 20/2007 e 31/2007. Deputados Fernando Chucre e Zezéu Ribeiro, respectivamente. Dispõe sobre o parcelamento do solo para fins urbanos e sobre a regularização fundiária sustentável de áreas urbanas, e dá outras providências. A Confederação Nacional de Municípios aguarda a designação de relator.

PL 7569/2006. Autor: Poder Executivo. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação CAPES, autorizando a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. A CNM apóia a aprovação dessa matéria desde que sejam feitas algumas alterações no texto proposto.

PL 7484/2006. Autor: Pedro Simon – já aprovado pelo Senado Federal. Trata sobre a impenhorabilidade das máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A CNM apóia a aprovação dessa matéria.

PL 7327/2006. Autor: Cristóvam Buarque – já aprovado no Senado Federal. Institui o programa de incentivo à conclusão da educação básica – Poupança Escola. A CNM apóia a aprovação dessa matéria.

PL 7.425/2006. Origem no Senado Federal. Institui, no ensino fundamental e médio, componente curricular dedicado ao desenvolvimento dos valores éticos e de cidadania. Aguarda designação de relator.

PL 6.642/2006. Origem Senado Federal. Altera o inciso III do artigo 36 da Lei nº 9.304/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação), para inserir o estudo da Filosofia e da Sociologia nos currículos do ensino médio.

PL 7.650/2006. Senado Federal. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada de tempo integral no ensino fundamental, no prazo de cinco anos (Altera os artigos 24 e 34 da Lei nº 9.394/96). Depois da aprovação terminativa desta proposta no Senado Federal, a CNM articulou com o Senador Pedro Simon a apresentação de um Recurso (nº 14/2007) para que este projeto fosse apreciado pelo plenário do Senado. Tempestivamente o senador Simon retirou o Recurso que havia proposto, e, por conseguinte, a proposta foi encaminhada à Comissão de Educação da Câmara onde tramita em caráter conclusivo. A CNM é contra esta proposta.

PL 7.648/2006, oriundo do Senado Federal, que propõe seja prorrogado o prazo para a elaboração dos planos diretores municipais.

PL 7.327/2006. Senador Cristóvam Buarque. Institui o Programa de Incentivo à Conclusão da Educação Básica - "Poupança Escola" e dá outras providências. Aguarda designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição. A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.

PL 7.437/2006. Deputado Luiz Carlos Hauly. Cria o Programa Nacional para a aquisição de unidades de atendimento móvel de urgência médico-hospitalar. Aguarda distribuição na Comissão de Seguridade Social e Família, com parecer pela aprovação.

PL 5895/2005. Autor: Chico Sardelli. Institui normas para licitações e contratos da administração publica e da outras providencias, incluindo a responsabilidade ambiental como critério de desempate. A CNM apóia a aprovação dessa matéria com algumas alterações.

PL 5506/2005. Autor: Aloízio Mercadante. Estende os benefícios fiscais as doações e patrocínios destinados a construção de salas de cinema em municípios com menos de 100 mil habitantes. A CNM apóia essa matéria.

PL 5303/2005.Autor: Cristóvam Buarque. Altera a Lei 9394 de 1996, de modo a assegurar, aos docentes da rede púbica que não tenham habilitação em nível superior, vagas nos cursos de graduação de formação de professores.a CNM apóia a aprovação dessa matéria.

PL 6.468/2005. Senador César Borges. Dispõe sobre repactuação e alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apreciação Conclusiva das Comissões. A Confederação Nacional de Municípios discutirá com o relator os detalhes desta proposição.

PL. 6.189/2005. Deputada Kátia Abreu. Altera a Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins. Tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Confederação Nacional de Municípios discutirá com o relator os detalhes desta proposição.

PL 6.103/2005. Senador Luiz Pontes. Dispõe sobre a construção de prédio para funcionamento de creche e pré-escola em assentamentos rurais. Tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Aguarda designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios apóia a proposição.

PL 5.974/2005. Senado Federal. Incentivos fiscais para projetos ambientais. Aguarda Designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios aguarda o relator para discutir pontos de interesse dos municípios. Tramita em conjunta com o PL 5.162/2005.

PL 6.451/2005. Deputado Milton Monti. Destina 2% da receita bruta das loterias às Prefeituras Municipais.

PL 6.455/2005 - do Sr. Milton Monti - que "cria o Programa de Modernização e Renovação da Frota de Veículos , Máquinas e Equipamentos Municipais e dá outras providências". A Confederação Nacional de Municípios apóia esta proposição.

PL 4723/2004. Autor: Poder Executivo. Inclui Seção ao Capítulo II da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, relativa à uniformização de jurisprudência. A CNM apóia a aprovação dessa matéria.

PL 4308/2004. Autor: Senador Federal – Comissão especial Rio São Francisco. Altera a redação da lei 9433/97, para alterar a destinação dos recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. A CNM apóia a matéria e gostaria de discutir o teor da mesma com o relator para propor alterações, que são frutos de reivindicações dos municípios envolvidos na região do rio São Francisco.

PL 4288/2004. Deputado Celso Russomano. Estabelece que os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos serão obrigatoriamente aplicados na bacia hidrográfica em que são gerados. A CNM apóia a matéria, mas gostaria de discutir melhor com o relator para entregar sugestões.

PL 2604/1996. Deputado Jovair Arantes. Institui incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares, ambulâncias, e de materiais de construção destinados a instituições públicas ou entidades privadas de assistência à saúde, sem fins lucrativos. Comissão de Seguridade Social aguardando votação do parecer, desde 29.11.2006.

PL 1.142/2003. Deputado Darcísio Perondi. Altera a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, alterada pela Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que "Dispõe sobre inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal", e dá outras providências". A Confederação Nacional de Municípios discutirá pontos da propostas com o relator, por ocasião da Audiência Pública requerida.

PL 1.810/2003. Deputado Rogério Silva. Dispõe sobre a isenção de IPI na aquisição de ambulâncias, caminhões, caçamba, coletores de lixo e máquinas e equipamentos de terraplanagem dos municípios. Tramita na Comissão de Finanças e Tributação desde 09/9/2003, com parecer pela inadequação financeira.

PL 6.957/2002. Senador Osmar Dias. Reajusta os valores das diversas modalidades de contratação. Aprovado no Senado. Está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara apensado ao PL 1.292/200, com parecer pela rejeição. A CNM apóia esta proposição.

PL 3.688/2000. Deputado Carlos Elias. Dispõe sobre a introdução de assistente social no quadro de profissionais de educação em cada escola. A CNM apóia esta proposição.

PL 3.744/2000. Poder Executivo. Institui o Conselho de Gestão Fiscal, originário do Poder Executivo, com parecer pela aprovação de substitutivo apresentado pelo relator. A Confederação Nacional de Municípios aguarda a aprovação desta proposta com a emenda sugerida ao relator.

PL 203/1991. Senado Federal. Dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde. A CNM apóia com restrições, devendo tratar com o relator sobre modificações de interesse dos municípios.

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR (PLP):

PLP 01/2003. Deputado Roberto Gouveia. Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal, alterado pela Emenda 29, que vincula recursos federais, estaduais e municipais para a área da saúde. A CNm apoio a aprovação dessa matéria.

PLP 183/01 – Altera a lista de serviços anexa do Decreto - Lei nº 406, de 31 de dezembro de 1968, com a redação dada pela Lei Complementar nº 56, de 15 de dezembro de 1987. NOVA EMENTA DO SUBSTITUTIVO DO SENADO: Altera a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências. A Confederação Nacional de Municípios - CNM, preocupada com as perdas que serão ocasionadas caso o PLP Nº 183, de 2001, REQUER O ARQUIVAMENTO EM DEFINITIVO DESSA MATÉRIA..

PLP 3/2007. Deputado Antonio Carlos Mendes Thame. Acrescenta o § 4º ao art. 13 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Aguarda-se designação de relator.

PLP 388/2007. Poder Executivo. Fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora, previstas no art. 23, incisos III, VI e VII, da Constituição. Tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regulamenta a nova Constituição Federal. Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Tramita em regime de urgência. Está apensada ao PLP 12/2003. A Confederação Nacional de Municípios apóia a presente proposição, desde que atendidos os pleitos dos municípios nas emendas apresentadas.

PLP 106, DE 200. Deputado Osmar Serraglio. Dispõe sobre a fixação dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios. Aprovado na Comissão de Finanças e Tributação. Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça. Necessita de um parecer jurídico urgente. A CNM quer discutir melhor esse assunto.

PLP 26, DE 2003. Deputado Júlio César. Estabelece novos critérios para a distribuição por Estado do FPM entre Municípios, exceto os de capital. O pleito constante na proposta propõe a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios do interior para o conjunto de cada Estado, ponderando-o pelo produto do fator representativo de população do respectivo conjunto e do fator representativo do inverso da renda per capita, de cada Estado, contrabalanceando o peso excessivo da variável da população, atualmente utilizada no cálculo do rateio das quotas individuais do FPM. Tramita na Comissão de Finanças e Tributação. E tem parecer pela aprovação do deputado Eduardo Cunha que já lavrou parecer pela aprovação com substitutivo que apresentou. Já constou na Ordem do Dia da Comissão e foi retirada pelo relator. A CNM apóia essa matéria com alterações.

PLC 360, DE 2006. Deputado Mário Heringer. Sujeito à apreciação conclusiva das Comissões. Altera a Lei Complementar 87/96, com o escopo de isentar a incidência do ICMS a aquisição de máquinas e tratores efetuados pelas Prefeituras Municipais nos municípios com população igual ou inferior a 25.000 habitantes. . Está na Comissão de Finanças e Tributação para ser relatado. A CNM apóia essa matéria.

PLP 347/2006. Deputada Laura Carneiro. Acrescenta parágrafo ao art. 25 da LC 101/2000, para disciplinar o repasse de recursos do Orçamento da União ou dos Estados para os Municípios com Índice de desenvolvimento Humano inferior a 0,8. a CNM apóia essa matéria.

PLP 360/2006 - do Sr. Mário Heringer - que "altera a Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, com o escopo de isentar a incidência do ICMS a aquisição de máquinas e tratores, efetuadas pelas Prefeituras Municipais". A Confederação Nacional de Municípios é a favor desta proposição.

PLP 254/2005 - do Sr. Gustavo Fruet - que "altera a Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, reduzindo a alíquota máxima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, incidente sobre serviços de transporte de natureza municipal". A Confederação Nacional de Municípios discutirá pontos da proposta com o relator.

PLP 263/2005 - do Sr. Max Rosenmann - que "altera a legislação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e dá outras providências". A Confederação Nacional de Municípios discutirá pontos da proposta com o relator.

PLP 230/2004 - do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame - que "modifica a Lista de Serviços Tributáveis pelo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS anexa á Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003". A Confederação Nacional de Municípios discutirá pontos da proposta com o relator.

PLP 26/2003. Deputado Júlio César. Estabelece novos critérios para a distribuição, por Estado, do Fundo de Participação dos Municípios, exceto municípios capitais.

PLP 12/2003. Deputado Sarney Filho. Fixam normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no que se refere às competências comuns previstas nos incisos VI e VII do art. 23 da Constituição. Estabelece normas para a cooperação entre a União Federal, Estados, DF e Municípios no que diz respeito a proteção ao meio ambiente; regulamentando a nova Constituição Federal. Tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Aguarda designação de relator. A Confederação Nacional de Municípios apóia a presente proposição, desde que atendidos os pleitos dos municípios nas emendas apresentadas.
Tratam-se pleitos da mais alta relevância para os nossos municípios, que esperamos ter especial atenção da Câmara dos Deputados e suas Comissões Permanentes e Especiais. As matérias que não constam o posicionamento da CNM, são temas de interesse dos Municípios, que precisamos discutir melhor com os parlamentares envolvidos no processo de tramitação, para que o Movimento Municipalista possa se posicionar de forma favorável ou não.


Ufa! Mas, não acabou. Diante da postura da CNA, telefonei para a coordenadora da X Marcha, Conceição Silva, coordenadora técnica da CNA, aqui em Brasília. Ela relatou-me que é decisão da entidade não apoiar, no atual cenário jurídico e fiscal, a criação de novos Municípios, porque, segundo estudos encomendados pela CNM, os 5640 municípios do Brasil estão numa situação insustentável.


Pois bem Randol. E aí. Leia o que pensa a consultora legislativa da Câmara dos Deputados Maria Silvia Barros Lorenzetti, sobre a criação de novos municípios aqui.


Finalmente, diante do exposto, a cada segundo que passa, fico mais convencido que o debate só está começando. Sou convicto: vamos criá-los.

Ampliando o debate

Do professor de direito e advogado Yúdice Randol, sobre a criação de novos municípios abordada no post Um novo mapa:

Parabéns pela postagem, Val-André. O tema é desconhecido por todo mundo, que não se dá conta de sua relevância. Aqui, aplicam-se muitos dos argumentos relativos à criação de novos Estados, com o que você concorda e eu não.
Pondero o seguinte:

1. A emancipação de Castelo dos Sonhos, quanto a Altamira, é uma das poucas que faz sentido. Altamira é considerada o maior Município do mundo e isso, somado à região em que se encontra, provoca um gigantesco isolamento. Além do mais, a região de Castelo dos Sonhos tem uma certa vida própria, com amplo destaque para a criminalidade agrária. Um novo Município, ali, poderia ajudar o desenvolvimento da região e facilitar o combate ao crime, p. ex. através da criação de uma nova comarca, com seus próprios juízes, delegados, etc.

2. Curiosamente, a maioria das propostas se refere à emancipação quanto a Municípios pequenos, como Dom Eliseu. Para quê? Para termos dezenas de microcidades, paupérrimas, sem renda própria, dependentes apenas de repasses estaduais e federais - mas com prefeitos e vereadores próprios, parasitas do dinheiro público? Existe algum estudo de viabilidade?

3. Falando em estudos de viabilidade, sérios, há anos e anos o povo de Icoaraci quer se emancipar de Belém e juram ter renda própria suficiente para isso. Duvido. Belém mesmo tem uma dependência cruel dos tais repasses, já que é uma cidade estritamente comercial. Icoaraci acha que pode viver dos seus bares e restaurantes? Claro que não. Mas o povo não quer saber disso.

4. Por último, uma provocação para você que deseja tanto o surgimento de novos Estados: será que o povo de Marabá e de Santarém quer ver emancipadas as áreas mencionadas na sua postagem? Ou será que, como penso, nesse caso a lógica se inverte e eles se tornam contra o divisionismo? Vamos debater?

Oposição

Foto: Edson Santos
Uma imagem fala melhor do que mil palavras

E nas áreas indígenas?

Na audiência pública realizada ontem na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, para discutir as políticas minerárias na Amazônia não respondeu uma série de questões. A maior delas, na opinião deste blog refere-se ao engessamento da exploração mineral – imensas reservas – em áreas indígenas?

Especialistas defendem mineração na Amazônia

Participantes da audiência pública sobre política governamental de mineração na Amazônia, realizada nesta quinta-feira, disseram que o Brasil não pode abrir mão das atividades mineradoras na região, que respondem por 21% das exportações e por 10,9% do PIB nacional. A reunião foi realizada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados

O diretor-geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César de Freitas Pinheiro, ressalvou que para evitar a degradação ambiental, no entanto, é necessária a regulamentação de pontos como a exploração em terras indígenas e em unidades de preservação. "Essa possibilidade é garantida pela Constituição, mas depende de lei específica que nunca foi elaborada", garantiu. Segundo ele, o vácuo legal faz com que essas áreas se tornem "terras de ninguém" e sejam invadidas e exploradas de forma desordenada.

Pinheiro informou que 29% da Amazônia são constituídos por terras indígenas, e 16 milhões de hectares de seu território são unidades de conservação. Como a região concentra os maiores índices de minérios com valor econômico do País - 40% dos investimentos nacionais em mineração vão para lá -, ele defende que não se pode desprezar o potencial econômico da exploração dessas áreas.

Preço do minério - Segundo ele, nos últimos quatro anos o preço do minério de ferro subiu 100% no mercado internacional. Diante do cenário de alta, os investimentos previstos para o setor mineral até 2010 são de R$ 30,2 bilhões. "Mas esses números podem estar subestimados, porque não consideram as medidas previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", acrescentou.

O diretor afirmou ainda que, atualmente, apenas 0,5% do território brasileiro é ocupado por lavra: "Se acrescentarmos as áreas de pesquisa mineral, essa extensão não chega a 2%".
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, também assinalou que a Amazônia, além de ser uma grande floresta que precisa ser protegida, é uma grande produtora de bens minerais. Segundo ele, a região responde por 80% da produção de cobre brasileira; 74% de manganês; 100% de cassiterita e tântalo e 93% de caulim. Scliar lembrou ainda que, dos 137 bilhões de dólares (cerca de R$ 286 bilhões) das exportações brasileiras, 21 bilhões (aproximadamente R$ 43 bilhões) decorrem do setor mineral.
Fonte: Agência Câmara

Avanço

Aprovada realização de plebiscito sobre a criação do estado do Maranhão do Sul

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou parecer favorável ao projeto do senador Edison Lobão (PFL-MA) que determina a convocação de plebiscito para que o eleitorado do Maranhão decida sobre o desmembramento do território de 49 municípios para criação do estado do Maranhão do Sul. A matéria foi relatada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Em seguida, a reunião da comissão foi encerrada.

Agência Senado (leia aqui)

Comenário do blog: Os PDC´s começam a avançar.

Comissão de Orçamento será instalada nesta manhã

A Comissão Mista de Orçamento instala nesta manhã sua Mesa Diretora.

A comissão teve o número de integrantes reduzido no ano passado, de 84 (63 deputados e 21 senadores) para 40 (30 deputados e 10 senadores). Os líderes partidários já decidiram que, nos próximos quatro anos, das 30 vagas que cabem à Câmara, 18 ficarão com o bloco de apoio ao governo (PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB); 9 com a oposição (PSDB, PFL e PPS); 4 com o bloco PSB-PDT-PCdoB e 1 com o PV. O senador José Maranhão (PMDB-PB) vai substituir o deputado Gilmar Machado (PT-MG) na presidência da comissão.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 2.


Fantasma

O PSOL enviou hoje pedido formal para que os deputados Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar Costa Neto (PR) e João Magalhães (PMDB-MG), sejam submetidos ao julgamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

A trinca renunciou para escapar da possibilidade de abertura de processo na legislatura passada por quebra do decoro parlamentar.

O PT queria emplacar a presidência do CEDP para evitar as aberturas de processos contra os três parlamentares que compõe a base de coalisão do segundo governo Lula, mas, o plano não deu certo, o Deputado Ricardo Izar foi reconduzido ao cargo e o fantasma da reabertura dos processos pairam sobre as cabeças da trinca.

Paulo Rocha foi mais uma vez reconduzido à coordenção da Bancada do Pará na semana passada.

Um novo mapa

Conforme o blog havia prometido. Publico a seguir a relação dos processos de criação de novos municípios em curso na Assembléia Legislativa do Estado do Pará passíveis de emancipação dos municípios-mãe.

Alguns são passíveis de criação por desmembramento ou por fusão. Os respectivos processos estão dormitando na Comissão de Divisão Administrativa aguardando Legislação Federal (Lei Complementar). Veja comentário sobre a legislação inerente ao assunto aqui.

Por Desmembramento:

01 - Processo n.o 003337, de 20/07/1993. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da Vila Mandi, a ser desmembrado do Município de Santana do Araguaia - Sul do Pará.

02- Processo n.o 002606, de 12/06/1997. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Bela Vista do Pará, a ser desmembrado do Município de Dom Eliseu - Sudeste do Pará.
- Apenso: Processo n.o 003451, de 03/07/2002. Que requer a Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Bela Vista do Pará, a ser desmembrado do Município de Dom Eliseu - Sudeste do Pará.

03- Processo n.o 5107, de 25/11/1999. Que solicita a Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Bela Vista do Pará, a ser desmembrado do Município de Dom Eliseu - Sudeste do Pará.

04- Processo n.o 002524, de 08/06/1999. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade de Lago Grande do Curuai, a ser desmembrado do Município de Santarém - Oeste do Pará.

05- Processo n.o 005279, de 07/12/1999. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Castelo dos Sonhos, a ser desmembrado do Município de Altamira - Oeste do Pará.
- Apenso: Processo n.o 003454, de 03/07/2002. Que requer a Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Castelo dos Sonhos, a ser desmembrado do Município de Altamira - Oeste do Pará.

06- Processo n.o 000923, de 28/02/2000. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Cajazeiras, a ser desmembrado do Município de Itupiranga - Oeste do Pará.

07-
Processo n.o 00003585, de 29/08/2000. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da Vila Livramento, a ser desmembrado do Município de Garrafão do Norte - Oeste do Pará.

08- Processo n.o 003586, de 29/08/2000. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade Gleba Morada do Sol, a ser desmembrado do Município de São Félix do Xingú - Sul do Pará.

09-
Processo n.o 003587, de 29/08/2000. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade Gleba Sudoeste, a ser desmembrado do Município de São Félix do Xingú - Sul do Pará.

10- Processo n.o 000993, de 20/02/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade de Brejo do Meio, a ser desmembrado do Município de Marabá - Sudeste do Pará.

11- Processo n.o 002191, de 08/05/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da Vila nova Canadá, a ser desmembrado do Município de Água Azul do Norte - Sul do Pará.

12- Processo n.o 002860, de 18/06/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Icoaraci, a ser desmembrado do Município de Belém - Zona Metropolitana de Belém.
- Apensos: Processo n.o 3595, de 30/03/1995. Que solicita a Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Icoaraci, a ser desmembrado do Município de Belém - Zona Metropolitana de Belém.
Processo n.o 005066, de 13/12/2000. Que solicita a Formação de uma Comissão de Estudos para análise das viabilidades social, econ6omica, geopolítica e administrativa com vistas a Emancipação Municipal do Distrito de Icoaraci - Zona Metropolitana de Belém.

13- Processo n.o 002908, de 20/06/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da Vila Paraguatins, a ser desmembrado do Município de Marabá - Sudeste do Pará.

14- Processo n.o 002909, de 20/06/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito do Rio Vermelho, a ser desmembrado do Município de Xinguara - Sul do Pará.

15- Processo n.o 006256, de 12/11/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade de Japim, a ser desmembrado do Município de Viseu - Sudeste do Pará.

- Apenso: Projeto de Lei n.o 4394, de 03/07/2002. Que requer a Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade de Japim, a ser desmembrado do Município de Viseu - Sudeste do Pará.

16- Processo n.o 006256, de 12/11/2001. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade de Juaba, a ser desmembrado do Município de Cametá - Sudeste do Pará.

17- Processo n.o 000878, de 14/02/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito Cruzeiro do Sul, a ser desmembrado do Município de Itupiranga - Sudeste do Pará.

18- Processo n.o 001146, de 28/02/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da localidade Vila Novo Paraíso, a ser desmembrado do Município de São Geraldo do Araguaia - Sul do Pará.

19- Processo n.o 000878, de 14/02/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da comunidade Santana do Capim, a ser desmembrado do Município de Aurora do Pará - Sudeste do Pará.

20- Processo n.o 000878, de 14/02/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Fordlândia, a ser desmembrado do Município de Aveiro - Sudeste do Pará.

21- Processo n.o 003453, de 03/07/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Louro do Norte, a ser desmembrado do Município de Garrafão do Norte - Sudeste do Pará.

22- Processo n.o 003456, de 03/07/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Moraes Almeida, a ser desmembrado do Município de Itaituba - Sudeste do Pará.

23- Processo n.o 003456, de 03/07/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Mosqueiro, a ser desmembrado do Município de Belém – Zona Metropolitana de Belém.

24- Processo n.o 005783, de 26/11/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, do Distrito de Santa Fé, a ser desmembrado do Município de Marabá - Sudeste do Pará.

25- Processo n.o 000878, de 14/02/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da comunidade Vila Bela Vista, a ser desmembrado do Município de Floresta do Araguaia - Sul do Pará.

26- Processo n.o 006052, de 10/12/2002. Emancipação Político-Administrativa, a categoria de Município, da comunidade Vila São José do Araguaia, a ser desmembrado do Município de Xinguara - Sul do Pará.

27- Processo n.o 001856, de 13/02/2005. O início do processo de criação do Município de Maiauata, a categoria de Município, a ser desmembrado do Município de Igarapé-Miri - do Pará.

28- Processo n.o 006142, de 07/11/2005. Pedido de instauração do processo de criação do Município de Vitória da Conquista de Carajás.

Por Fusão:

01-Processo n.o 00529, de 16/12/1998. Fusão de terras dos Municípios Limítrofes ao Município de Nova Esperança do Piriá.

02- Processo n.o 00529, de 22/11/2005. Solicita a anexação da Área do PA Gameleira, em sua totalidade, ao Território do Município de São Geraldo do Araguaia. Arquivado por não preencher os requisitos do reconhecimento das assinaturas.

Os processos abaixo relacionados objetivam a incorporação de área territorial de um ou mais Municípios para outro Município.

Por Incorporação:

01- Processo n.o 001563, de 15/04/1997. Solicitação de republicação do Decreto Legislativo n.o 62/95 e o envio de novo pedido de realização de consulta plebiscitária, para modificação dos limites territoriais entre os Municípios de Jacundá e Goianésia do Pará.

- Apenso: Projeto de Lei n.o 158/95, de 29/08/1995. Que dispõe sobre a incorporação da localidade de Moran Madeira aos limites territoriais do Município de Jacundá. Está sobrestado, por não haver até a presente data regulamentação do parágrafo 4.o do Art. 18 da Constituição Federal.

02- Processo n.o 0785, de 25/08/1997. Solicita o desmembramento da localidade de Vila Socorro, no Município de Tracuateua e sua incorporação ao Município de Capanema.

- Apensos: Projeto de Decreto Legislativo n.o 60/97. Autorização de consulta plebiscitária para o desmembramento da área de Vila Socorro no Município de Tracuateua e sua incorporação ao Município de Capanema.

Projeto n.o 0920, de 24/02/1999, TRE Santarém que solicita a este poder que se manifeste a respeito do pedido de realização do plebiscito referente a localidade de Vila Socorro, localizada entre o Município de Tracuateua e o Município de Capanema. Sobrestado, por não haver até a presente data regulamentação do parágrafo 4.o do Art. 18 da Constituição Federal.

03- Processo n.o 002623, de 14/06/1999. Solicitação dos moradores da Agrovila Minerasul que pretende se desmembrar do Município de São Felix do Xingu e ser incorporado ao Município de Tucumã. Sobrestado, por não haver até a presente data regulamentação do parágrafo 4.o do Art. 18 da Constituição Federal.

04- Processo n.o 003954, de 08/09/1999. Desmembramento da Agrovila Santa Terezinha dos limites territoriais do Município de Santo Antônio do Tauá para se integrar aos limites dos Município de Castanhal.

05- Processo n.o 005160, de 10/09/2001. Moradores das localidades de são Geraldo, Santa Maria IV, Nova Vida, São Francisco – KM 10, Nova Luz – KM 05, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco Pirajoaia, Santa Maria I, São Pedro Ariacaua, São Benedito – KM 17, São João Batista – KM 18, Santa Rita – KM 18da PA 140, Filadélfia - KM 10, São Raimundo Nonato, Associação AANS – Km 10, Nova Jerusalém, São João Pirajoara e Centeiro Capim, todas no Município de São Domingos do Capim, e São Sebastião – KM 15 e Fé em Deus – KM 18, dos Municípios de Tomé-Açú e São Domingos do Capim solicitam a incorporação ao Município de Concórdia do Pará. Arquivada por não preencher o requisito de reconhecimento de assinaturas.

06- Processo n.o 175/2001, de 12/12/2001. Altera dispositivos da Lei n.o 5.928, de 28/12/95 que criou o Município de Belterra – alteração de limites teritoriais.

07- Processo n.o 775/2007. Solicita desmembramento das localidades: Caeté, África, Laranjituba, Guajaraúna, Divino Espírito Santo, Espanha, Maringá, Água-Pé, São José, Cabresto, Camurituba Centro, Camurituba Beira, Anapú, Urubuputaua, Cupuaçu e Santa Cruz, Nossa Senhora do Carmo, santa Cecélia, do Baixo Moju dos Municípios de Abaetetuba e barcarena. Autorizado através de Decreto Legislativo.

Demorou, mas tá valendo

Um dos mais lidos blog's do Pará, o Quinta Emenda, do professor Juvêncio de Arruda, demorou para entrar na polêmica da criação de novos Estados, mais específicamente, sobre a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, no Pará, e outros, na Amazônia Legal. Essa lacuna está preenchida aqui.

Vamos então à algumas considerações:

Independente da possibilidade de criação ou não de novas Unidades Federativas, essa discussão, sob meu ponto de vista é inadiável. Tem-se que se definir onde queremos o Pará e a Amazônia daqui a dez anos.

Fala-se em boicote à soja, ao biodiesel, à pecuária, e mais recentemente à produção de ferro gusa, sob a alegação de que a Amazônia será arrasada com essas culturas, que, na visão de alguns, já está em curso.

Não entendo esse posicionamento. Particularmente quero uma Amazônia Industrial.

Lendo ao longo de 15 anos revistas especializadas, livros, artigos, e até teses robustas sobre o tema, a suposta hecatombe ambiental propalada para a região, simplesmente não existe. O que existem são problemas ambientais graves, mas, isolados, de âmbito local ou no máximo regional.

Há problemas fundiários gravíssimos. Há problemas de infra-estrutura aviltantes. Há falta de fiscalização generalizada. Há o maior problemas de todos: o Governo está ausente, ou só se faz presente pontualmente; com mão de ferro, de modo a interferir com a mão pesada, e ai é salve-se quem puder. Todos vão para o mesmo balaio. Todos são bandidos, grileiros, exploradores escravagistas, destruidores da biosfera. Só não nos chamam de bonito! Assim não tem quem agüente.

A ciência, a tecnologia, o conhecimento emprírico estão ai para serem acessados e corrigir o modelo das atividades econômicas ali desenvolvidas e que realmente interferem numa área que é a transição do Planalto Central para a Planície amazônica. O Pará não é a Floresta Amazônica, nunca foi, diga-se.

Vou ficar apenas no exemplo da pecuária. Em apenas 30 anos de investimentos em genética, o nelore paraense é o melhor do mundo sob o ponto de vista comercial.

Outro. Qual o problema em reflorestar?

À época do governo Almir Gabriel, foi encomendado um alentado estudo à Agência de Cooperação Japonesa - Jica, Governo Brasileiro e Governo Estadual sobre as alternativas para a produção econômica na região no entorno de Marabá e seus oito municípios vizinhos. Conclusão:
É a mais degradada área de toda a Amazônia brasileira.

Há sugestões e recomendações do estudo quebrando uma série de paradigmas que não valem nem a pena discutir com certas ONG's que, claramente, querem engessar toda a região.

Todos sabemos que embora ainda não se esteja nem perto da autorização para o plebiscito que autorizará ou não a criação do Carajás e do Tapajós. O que não podemos mais aceitar é cruzarmos os braços e assistir ao Porto da Cargill, em Santarém ser fechado pura e simplesmente. Se falta o estudo de impacto ambiental que o mesmo seja feito. Mas, e o Estado que não cumpre com o que está preconizado na Constituição ao, deliberadamente, não tirular as terras até 1.500 hectares? Esse Estado, pergunto, não é passível de enquadramento em crime de responsabilidade?

Ressalto que assuntos de Estado são, salvo raras exceções, cláusulas pétreas da Constituição Federal. No entanto, e Governo? Seja ele qual for, não é Estado em última análise?

É aquela história bem à moda dos populares: o sujo falando do mal lavado.

Comer pipoca e acompanhar, sem nada fazer, o fechamento das guseiras do Pólo Carajás, desempregando na esteira milhares de pessoas que serão jogadas na criminalidade. Lembram das conseqüências do fechamento do garimpo de Serra Pelada? E mais recentemente, isso sim, a hecatombe de milhares de desempregados com a crise madeireira na região sudoeste e oeste do Estado, sob a cínica alegação do Ibama da necessidade de "um freio de arrumação". É inacreditável e tem alguns momentos que nem acho que ainda resido em meu país.

Como podemos permitir que esses milhares de hectares degradados não sejam destinados à plantação de uma nova base energética para o país, como para a produção do álcool e/ou biodiesel? Cujos mercados estão ai, para serem acessados.

Como podemos aceitar que há vinte anos esteja interrompido a navegabilidade direta no Rio Tocantins, trecho Marabá-Belém. Porque as eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí não foram construídas paralelamente à Usina? Alguém deve ter se dado bem com isso. Quem?

Como podemos silenciar que numa região de mais de 1,4 milhões de almas, os sucessivos governos prometem e não fazem. Recolham e não reapliquem. Abandonem toda uma região para que ela se vire e faça tudo por si mesmo?

Sendo assim, não precisamos de ninguém, a não ser de nós mesmos!

Viva Carajás!! Viva Tapajós!! Viva o Pará!!

PDT e Previdência

Quem conta é Josias de Souza

Tarso Genro sonda Carlos Lupi para a Previdência

Wilson dias/ABr
A pedido de Lula, o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente do PDT, Carlos Lupi (foto). Sondou-o para ocupar o posto de ministro da Previdência. Obteve resposta positiva.

Com isso, desatou-se um dos nós que ainda emperram a conclusão da reforma ministerial. Nos últimos dias, Lula vinha insinuando que poderia não nomear Lupi, em retaliação ao apoio dado pelo PDT à CPI do Apagão.

No diálogo telefônico que manteve com Lupi, Tarso Genro realçou que a posição do PDT deixara Lula decepcionado. Mencionou especificamente o nome de Miro Teixeira (RJ), líder do PDT na Câmara. Signatário do requerimento da CPI, Miro discursou contra a aprovação do recurso do PT que sobrestou a instalação da comissão.

O blog apurou que, a pedido de Lupi, Miro discou para Tarso Genro. Quebrado o gelo, Tarso informou que ficará mesmo com o PDT a pasta da Previdência. De acordo com relato que fez a deputados de sua bancada, Carlos Lupi disse ao ministro que a presença no ministério não é um ponto de honra para o PDT. Com ou sem ministério, disse ele ao ministro, o PDT manteria o apoio ao governo. E Tarso Genro: “O presidente Lula faz questão.”

Até a noite passada, Lula parecia não ter digerido a irritação com o PDT. Especialmente com Miro Teixeira, a quem chama de “amigo”. Em reunião com a cúpula do PT, o presidente chegou a incluir a Previdência no rol de ministérios que poderiam vir a ser chefiados por um petista.

Porém, reunida nesta terça-feira, a Executiva Nacional do PT decidiu não indicar ninguém para a Previdência. O partido optou por levar ao presidente posição favorável à entrega desse ministério ao PDT, sob o argumento de que a legenda é essencial para o reforço da base congressual do governo.

Novos municípios

Amanhã postarei quais são os Projetos que tramitam na Assembléia Legislativa para a criação de novos municípios paraenses.

Mas é necessário algumas explicações:

1-Não é apenas a PEC 13/2003 de autoria do senador Sergio Zambiasi que trata da modificação da Constituição Federal para a criação de novos municípios, retornando tal prerrogativa às Assembléias Legislativas dos Estados através de Lei Complementar;

2-Há a PEC-52/2003 de autoria do Deputado Dr. Ribamar Alves - PSB /MA, que está tramitando na Câmara dos Deputados. Ambas dão nova redação ao § 4º do art. 18 da Constituição Federal (já havia abordado a questão aqui);

3-Leve-se em consideração que a tramitação de um Projeto de Emenda Constitucional tramita de maneira especial. Necessita-se de 2/3 dos votos nas duas Casas e dois turnos de votação;

4-Não há sanção presidencial. O Congresso Nacional a promulga;

5-Lula vetou uma outra PEC que restabelecia o que determina as supra-citadas;

6-Precisa-se, segundo o texto da PEC do Zambiasi, de um prazo de pelo menos dois anos antes das eleições para a regulamentação da criação de novos municípios. Como estamos em março. O tempo é exíguo e a PEC teria que ter seguido aprovada nas duas Casas até, no máximo, em setembro deste ano, senão, nada feito;

7-Diante das dificuldades expostas, é por isso que há dez anos não se cria um município sequer no Brasil.

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