Máfia das Ambulâncias: Vazamento de nova lista desperta ira de parlamentares

Líderes querem que Câmara reaja à divulgação de listas
Ag. Câmara

Os líderes partidários da base governista querem que a Mesa Diretora da Câmara responda às denúncias veiculadas na imprensa sobre o suposto envolvimento de deputados no esquema de compras fraudulentas de ambulâncias. As fraudes foram identificadas pela Operação Sanguessuga, da Polícia Federal. "Devemos nos reunir na próxima segunda-feira ou terça-feira com integrantes da Mesa para analisar as possibilidades", anunciou o líder do Governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Chinaglia e os líderes de partidos que apoiam o governo se reuniram nesta quinta-feira para analisar uma reação à divulgação sistemática de listas com nomes de parlamentares supostamente envolvidos em irregularidades.
"Não pode continuar esse processo no qual os nomes de mais de 70 parlamentares aparecem sem critério algum. Deverá haver culpados, mas a maioria pode ser inocente", alertou Chinaglia. "É necessário que a Câmara se pronuncie para a sociedade saber pela nossa voz o que pensamos a respeito", acrescentou.
Investigações aprofundadas
Uma alternativa citada por Chinaglia é pedir ao Ministério Público e à Polícia Federal – responsáveis pelas investigações – que formalizem as denúncias contra os parlamentares, a partir de investigações mais aprofundadas. "O que não pode é a cada momento surgir uma nova lista que inclua deputados inocentes", justificou.
O presidente Aldo Rebelo recebeu ontem, da Polícia Federal, documento lacrado com os nomes dos 81 deputados citados por Maria da Penha Lino (ex-assessora no Ministério da Saúde) por suposto envolvimento nas irregularidades. O documento já foi encaminhado à Corregedoria-Geral da Câmara.
CPI
Os líderes governistas se declararam contrários à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, proposta por alguns deputados de oposição. Segundo o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), o Ministério Público e a Polícia Federal devem prosseguir com as investigações, mas elas precisam ser "rápidas, aprofundadas" e realizadas sob "enorme responsabilidade".
Já o líder do PSB, Alexandre Cardoso (RJ), anunciou que o partido vai propor a criação de uma subcomissão de preços básicos de insumos de saúde na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Essa subcomissão, segundo ele, faria "uma varredura nas emendas apresentadas ao Orçamento de 2000 a 2005, inclusive nas emendas de senadores".
O líder do PTB, deputado José Múcio Monteiro (PE), pediu a divulgação de uma nota oficial ou de um pronunciamento do presidente da Câmara em cadeia de rádio e de televisão. Ele sugeriu também que a Casa envie um representante a Cuiabá (MT), onde a Polícia Federal toma os depoimentos dos principais envolvidos na fraude das ambulâncias.

Comentários

Postagens mais visitadas