TCU fiscaliza processo eleitoral

Não vejo como a iniciativa do TCU em "apertar" os desvios de conduta dos candidatos nestas eleições possam obter algum êxito senão com a cooperação do cidadão.

É do conhecimento de todos a notória defasagem de pessoal de todos os órgãos de fiscalização governamentais. Portanto, denuncie os candidatos que burlam as regras do jogo para benefício próprio.

O Tribunal de Contas da União (TCU) está empenhado no controle externo do processo eleitoral do ano de 2006. Para tanto, está realizando a fiscalização de atos proibidos pela legislação praticados por candidatos e partidos políticos no período que antecede as eleições, em especial aqueles atos que envolvam recursos públicos federais.


Como exemplo de atos proibidos estão a utilização de bens públicos ou de servidores públicos em serviços de campanha eleitoral, o uso político da distribuição de bens ou serviços públicos e a nomeação ou exoneração de servidores motivada por fins eleitorais.

O cidadão pode participar, também, desse esforço de fiscalização denunciando o uso indevido de recursos públicos de que tenha notícia à Ouvidoria do TCU, pelo telefone 0800-644-1500 ou pelo site www.tcu.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas