Ampliando o debate

Do professor de direito e advogado Yúdice Randol, sobre a criação de novos municípios abordada no post Um novo mapa:

Parabéns pela postagem, Val-André. O tema é desconhecido por todo mundo, que não se dá conta de sua relevância. Aqui, aplicam-se muitos dos argumentos relativos à criação de novos Estados, com o que você concorda e eu não.
Pondero o seguinte:

1. A emancipação de Castelo dos Sonhos, quanto a Altamira, é uma das poucas que faz sentido. Altamira é considerada o maior Município do mundo e isso, somado à região em que se encontra, provoca um gigantesco isolamento. Além do mais, a região de Castelo dos Sonhos tem uma certa vida própria, com amplo destaque para a criminalidade agrária. Um novo Município, ali, poderia ajudar o desenvolvimento da região e facilitar o combate ao crime, p. ex. através da criação de uma nova comarca, com seus próprios juízes, delegados, etc.

2. Curiosamente, a maioria das propostas se refere à emancipação quanto a Municípios pequenos, como Dom Eliseu. Para quê? Para termos dezenas de microcidades, paupérrimas, sem renda própria, dependentes apenas de repasses estaduais e federais - mas com prefeitos e vereadores próprios, parasitas do dinheiro público? Existe algum estudo de viabilidade?

3. Falando em estudos de viabilidade, sérios, há anos e anos o povo de Icoaraci quer se emancipar de Belém e juram ter renda própria suficiente para isso. Duvido. Belém mesmo tem uma dependência cruel dos tais repasses, já que é uma cidade estritamente comercial. Icoaraci acha que pode viver dos seus bares e restaurantes? Claro que não. Mas o povo não quer saber disso.

4. Por último, uma provocação para você que deseja tanto o surgimento de novos Estados: será que o povo de Marabá e de Santarém quer ver emancipadas as áreas mencionadas na sua postagem? Ou será que, como penso, nesse caso a lógica se inverte e eles se tornam contra o divisionismo? Vamos debater?

Comentários

Postagens mais visitadas