Os recados embutidos nas vaias do Maracanã



Blig do Tão

No seu Inteligência Estratégica, Jorge Hori interpretar as razões da surpreendente vaia recebida por Lula na abertura do Pan.

Vale a pena ler o que ele pensa:

"O Maracanã nunca tem um público unânime. Numa arena de confronto, a torcida se divide, por qualquer coisa. E uma predomina sobre a outra. A torcida anti-lula foi majoritária e disposta a vaiá-lo em qualquer menção ou aparição.

O público do Maracanã era predominantemente de classe média. A maior parte dos ingressos foi vendida pela internet. Pobre não tem computador em casa. Pagar R$ 40,00 ou até R$ 250,00 não é para qualquer um.

A classe média carioca / fluminense está instatisfeita com Lula. Ela nunca engoliu Lula, mas não ousou manifestar-se publica e coletivamente.

Não adianta argumentar que foi orquestrada. Pode até ter sido e seria mais natural se fosse contra César Maia, porque esse tipo de orquestração é mais própria do PT do que dos seus adversários.

Ainda que tivesse um grupo disposto a vaiar...a claque do aplauso
poderia predominar. Eram 75 mil espectadores. Os petistas não foram ao Maracanã? ...

Não se pode desprezar ou minimizar o fato de que a classe média carioca está profundamente insatisfeita e teve oportunidade de se manifestar. Pode ter se iniciado com um ato isolado, mas se espalhou por todo o Maracanã. Isso não dá para esconder.

Lula é um político sensível e as vaias recebidas vão influir no seu comportamento futuro.

Acostumou-se com as aclamações, com a ovações. Em Minas Gerais teve que segurar as vaias que seus correligionários manifestaram contra o Governador Aécio Neves.

Tentará entender as razões, poderá consultar os seus assessores, poderá chamar consultores (principalmente João Santana), poderá pedir uma resenha do que os diversos jornais, comentaristas e analistas vão dizer, porque ler ele não vai.

Vamos colocar aqui algumas hipóteses. Ou melhor suspeitas.

A culpa é do Renan.

Renan Calheiros já foi condenado pela classe média, pela opinião publicada. Essa não aceita as suas chicanas para postergar a sua saida de presidência do Senado e o apoio dado por Lula a ele.

Renan Calheiros é hoje o grande ícone da degradação política, símbolo da corrupção, marca do cinismo, etc. etc. Renan exacerbou o ambiente de hostilidade contra os políticos de Brasília e aos que o apoiam.

Lula ao manter o apoio irrestrito a Renan, está apanhando por ele.

Não havia motivos administrativos ou preconceitos regionais para Lula ser vaiado no Maracanã. O governo federal vai bem, a inflação está controlada, combatendo a carestia.

Os juros apesar de altos, estão baixando e a classe média está consumindo como nunca.

O Governo Federal está ajudando em muito a revitalização do Rio, com investimentos e com o apoio político e financeiro. Lula apoia as ações policiais no Complexo de Alemão, que tem aval da classe média.

Deu cobertura aos investimentos para os Jogos Panamericanos, complementando os recursos faltantes, para que esse não fosse um fiasco. Por tudo isso ele esperava - com fundadas razões - ser recebido triunfalmente, ser ovacionado pelo público presente do Maracanã.

Mas acabou vaiado. Não por um pequeno grupo, mas por todo o público, que aproveitou para soltar a sua insatisfação, aquele grito de indignação, preso na garganta.

E com o que é a insatistação, a indignação ? : é com a corrupção e a falta de punição dos corruptos.

O dinheiro "dado" pelo Governo Federal para as obras do Pan não é visto como uma benesse ou uma condição de viabilização, mas a alimentação da roubalheira.

O 'Engenhão' é também alcunhado de 'Roubalhão'. O sentimento coletivo é do contribuinte que sente o seu dinheiro foi aplicado para que alguns de locupletem com a oportunidade.

Esse clima foi aguçado pelo desvendamento de um esquema de corrupção na Petrobrás. Um esquema relativamente pequeno, mas que colocou toda a Petrobrás em clima de suspeita..."

A classe média está de 'saco cheio' com a corrupção que assola o país ou com a "corrupção nunca antes vista neste país".

Essa é a indignação; essa é a insatisfação. A opinião publicada estava com toda a adrenalina represada. Quando alguém começou todos os demais foram atrás.

A insatisfação se manifestou ruidosamente.

Com um recado para Lula, que ele precisa interpretar corretamente.

Se não souber, não poderá mais sair para manifestações públicas, como até agora o fez. Correrá sempre o risco de ser apupado.

Ou entende o recado e muda ou será constantemente vaiado.

A popularidade de Lula será marcada por duas fases: uma antes da abertura do Pan e outra depois do Pan. O seu governo tem muitos pontos fortes e um grande ponto fraco.

Ouso dizer que o recado do público do Maracanã foi: "Lula livre-se de Renan, antes que ele o leve junto ao abismo!".

Ou seria mais amplo: "não seja condescendente com a corrupção, livre o Brasil dessa praga. Antes que ela acabe com você".

Comentários

Anônimo disse…
Temos outra explicaçao bem mais plausível para a vaia do Maracana.

Os cariocas ficaram extremamente irritados quando lula prometeu concorrer com eles.

A classe média carioca, na verdade, está em crise de abstinência.

Essa parceria com o Governador tem tirado o acesso dos picadinhos e cheirantes aos morros, os prevaricadores estao sitiados pela PF, caça niqueis e bingos lacrados, bicheiros na cadeia e a força nacional bloqueando o contrabando de armas.

Quem o Lula pensa que é, tirando as principais ocupaçoes dos cariocas.

Há muitos fins de semana que nao havia uma folga da terrível rotina de levar cigarro e celulares para os parentes presos.

Como estavam inpunes desde a época de D.Joao VI, nao estao mais suportando essa concorrencia desleal com os políticos de Brasília.

Aí, nao deu outra, explodiram em histeria coletiva.

Postagens mais visitadas