Em cima do muro















O presidente da AMAT e prefeito de Parauapebas Darci Lermen (PT-PA), em entrevista concedida à Markus Mutran, no Programa “Carajás, O Sonho de Um Povo”, exibido todas as terças feiras pela TV Eldorado-SBT de Marabá, afirmou que a governadora Ana Júlia Carepa não pode assumir posição, nem contra nem a favor da criação do Carajás. Confira o que disse Lermen neste trecho:

Pergunta: Prefeito, com relação ao pessoal de Belém e suas adjacências, que neste processo chamamos de área remanescente, serem naturalmente contra, até pela questão de desinformação, pois bem, sabermos que esse é o problema deles... No programa da semana passada em que o vereador Miguel Gomes Filho, o nosso “Miguelito”, presidente da Câmara Municipal de Marabá declarou aqui que governadora Ana Julia não é contra o movimento pró-criação de Carajás, até porque se ela se posicionar mesmo contra, terá que arranjar imediatamente 1 bilhão de reais prá despejar agora, ainda nesse mês, para cobrir o déficit do Estado com a nossa região. O Senhor, que é do mesmo partido da governadora poderia nos informar, afinal, qual é a posição dela sobre a criação do Carajás?

Resposta: Esse Miguelito é mesmo uma figura!!! (risos)... É importante dizer o seguinte: primeiro a governadora Ana Julia que nós apoiamos, que nós acreditamos, ela governa para todo Estado do Pará; ela tem essa tarefa, importante de governar hoje do jeito que está hoje prá todo o Eestado, então jamais ela vai aparecer publicamente em qualquer lugar e dizer: olha eu sou a favor da divisão do Estado! Não pode! Não tá correto, e também acho que ela pessoalmente não vai aparecer dizendo que é contra a criação. Primeiro por entendermos que somos de um partido democrático popular e de massas, e principalmente por sermos um partido democrático que a governadora com certeza deixa a gente mais livre para isso. Você saber muito bem que em governos anteriores os prefeitos eram pressionados à “calar a boca”, a não se pronunciarem, e nós não! Nós temos essa liberdade, nós temos posição, há democracia... Então se o Governo do Estado ou a governadora se manifestar a favor ou contra isso, claro, gera impacto no Estado, gera impacto nas pessoas, mas ao mesmo tempo nós temos a tranqüilidade de dizer que ela não vem pressionando os prefeitos, nem pressionando as lideranças pra ficarem quietas e não fazerem nada, pelo contrario, ela sempre tem achado importante quando os prefeito do nosso partido ou dos partidos aliados participam de eventos que possam ajudar a melhorar as condições de vida do nosso povo seja ele povo paraense, carajaense, tapajoense... Tanto faz... O importante é mesmo o povo; nós somos mesmo o povo e estamos trabalhando agora pra melhorar as condições de vida deste povo. No nosso entender, prá melhorar as condições de vida desse povo é preciso que a gente tenha três estados que vão ter um peso maior a nível nacional em termos de representação política mas também, e principalmente porque o governo vai estar bem mais próximo do seu povo.

Comentários

Na última fala do entrevistado fica clara a posição do PT em relação à criação dos novos Estados.
"No nosso entender, prá melhorar as condições de vida desse povo é preciso que a gente tenha três Estados que vão ter um peso maior a nível nacional, e principalmente porque o governo vai estar bem próximo do seu povo."
Não existe nada mais óbvio:O PT vai estar do lado do povo, sempre! Faz parte da natureza popular do partido.
Dra.Ana Júlia não está em cima do muro.Está onde sempre esteve quando estava no Senado, ao lado do povo e ao lado de um país mais justo e democrático.
Apenas por questões éticas e do cerimonial do cargo não pode estar se pronunciando sobre questões que dividem a opinião pública de todos os seus governados, porquanto, governa para todos os paraenses, sejam estes a favor ou contra.
Até hoje não entendi, porque os milhares de membros favoráveis do PT não levaram essa reivindicação diretamente ao Presidente Lula e aos seus ministros.
Essa é uma tarefa primordialmente da União Federal que tem a obrigação de planejar melhor o país e a gestão científica do território brasileiro, não importa quem esteja a favor ou contra.
O reordenamento territorial e político-administrativo jamais foi uma questão política, mas, eminentemente técnica.
Diz respeito a um melhor aproveitamento de suas riquezas, à atenuação das disparidades regionais e sociais, a uma maior participação democrática e a uma melhor qualidade de vida do seu povo.
E essas são bandeiras intransigentes do Partido dos Trabalhadores.
Eis uma contradita de um dos prinicipais assessores da Governadora e hoje presidente da AMAT e Prefeito do mais rico Município do Carajás: Paraupebas.

Haje correta e estrategicamente a Governadora em não jogar gasolina nos ânimos separatistas.

Sua votação foi prá lá de expressiva na região e ela não é boba de jogar esses votos fora.

Postagens mais visitadas