Ministérios negam que haja irregularidades





Ministros e órgãos do governo ouvidos pela Folha negaram irregularidades no uso dos cartões.
O Ministério do Planejamento justificou os gastos com o Censo do IBGE. Já a Abin culpou as operação realizadas nos Jogos Pan-Americanos, no Rio.


O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, disse que os valores dizem respeito "exclusivamente aos gastos com alimentação". Segundo a assessoria, Gregolin foi à região de Ribeirão Preto participar de seminários sobre a criação de peixes em hidrelétricas: "Ele [Gregolin] não bebe em evento que envolve sua atividade como ministro".


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que, em algumas ocasiões, retribuiu a "autoridades o pagamento de despesas com alimentação", já que por vezes ocorre o inverso. O elevado valor é justificado, afirmou a assessoria, pelas viagens ao Rio devido aos Jogos Pan-Americanos ocorridos no ano passado.


O ministério justificou a agenda incompleta do ministro na internet: "Isso às vezes ocorre porque a funcionária responsável está em viagem". A assessoria de imprensa disse que os gastos ocorreram em dias diferentes, quando o ministro cumpria agenda em São Paulo.


O Ministério do Trabalho disse que os R$ 480 em uma joalheria referem-se ao conserto de um relógio importado dado ao então ministro Ricardo Berzoini, que foi incorporado ao patrimônio da pasta.


O chefe-de-gabinete do Sipam em Brasília, Francisco Mesquita, disse que a despesa na loja de instrumentos musicais foi para comprar fitas VHS para o sistema interno de segurança do centro de operações em Porto Velho (RO).


A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre justificou os gastos: segundo o diretor financeiro Ernani Fagundes, o valor na ótica foi destinado à compra de óculos especiais a trabalhadores da área de manutenção de máquinas; o gasto com a floricultura foi para a manutenção do jardim da sede; o da veterinária, para comprar creolina usada na limpeza; já a despesa na loja de eletrodomésticos foi para o conserto de fornos elétricos usados pelos funcionários para esquentar comida.

Comentários

Postagens mais visitadas