Sem sossêgo para os mensaleiros

Os mensaleiros não terão qualquer chance de não serem incomodados. É que juízes de primeira instância recomeçam a ouvir os acusados do esquema de compra de apoio ao governo na Câmara. Dirceu, Delúbio e Marcos Valério darão suas versões sobre o escândalo que abalou o Planalto.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está de recesso, mas o processo do mensalão não vai parar. Enquanto ministros dão uma pausa nos trabalhos, juízes federais do Paraná, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Amapá manterão a agenda de depoimentos para instrução da ação penal em que 40 pessoas são acusadas de participar de suposto esquema de compra de apoio ao governo Lula no Congresso. Estão previstos para ocorrer antes do carnaval interrogatórios considerados fundamentais no caso, como o do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Justamente para acelerar o andamento do processo, o relator, ministro Joaquim Barbosa, delegou à Justiça de primeira instância a tarefa de colher os depoimentos, primeiro passo para início da instrução. Trata-se de uma fase em que os réus podem apresentar pessoalmente uma versão para contestar as acusações feitas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, na denúncia recebida pelo Supremo em agosto. Mas é também um momento para que as versões sejam confrontadas e as contradições aflorem e possam ser exploradas pelo Ministério Público, responsável pela acusação.

Quem conta mais é o jornal Correio Braziliense de hoje (só para assinantes ou nas bancas).

Comentários

Postagens mais visitadas