Deputados discutem geopolítica da Amazônia com ministro extraordinário de assuntos estratégicos

Fotos: Val-André Mutran

Brasília – O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, recebeu em audiência os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT-PA), Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), Bel Mesquita (PMDB-PA) e Lira Maia (DEM-PA). A pauta da reunião pontuada pelos parlamentares destacou a necessidade da criação dos Estados do Carajás e Tapajós como política de desenvolvimento para a Amazônia.

O ministro solicitou maiores informações dos deputados que serão analisadas para inclusão no Plano Amazônia Sustentável (PAS), a ser lançado pelo governo federal até o final do mês, anunciou.

O deputado federal Giovanni Queiroz explicou ao ministro as peculiaridades da região do futuro Estado do Carajás. Segundo Queiroz, a criação do novo Estado permitirá a garantia de presença do estado com vista à criação de políticas públicas efetivas e de maneira harmônica.

Os deputados Wandenkolkm, Bel Mesquita e Lira Maia pontuaram os principais problemas que hoje afetam o desenvolvimento da região.

O ministro solicitou que os deputados elaborassem um documento comum propondo ações a serem incluídas nas ações prioritárias do PAS, acrescentando que o governo definirá uma micro região, piloto para a implantação do conjunto de ações previstas pelo programa.
(Val-André Mutran/ASCOM Gabinete do Dep. Fed. Giovanni Queiroz)

Comentários

Postagens mais visitadas