Projeto Amazônia – Esboço da proposta do Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos

Val-André Mutran (Brasília) – Às vésperas do lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger elege, de maneira surpreendente, a idéia de fazer da região mais cobiçada do planeta, prioridade brasileira na primeira metade do século 21.

O esboço está sendo examinado e receberá conbtribuições de deputados federais e senadores eleitos para representar a região. Mangabeira Unger não pediu reservas sobre a divulgação do esboço – ao contrário –, pois acredita que com tais contribuições, o plano poderá atingir seus objetivos.

Inicialmente o documento que sintetiza as ações do PAS foi bem recebido por quatro deputados que reuniram-se com o ministro nesta tarde (ver post anterior).

De acordo com o esboço do PAS a tarefa identificada pode ser resumida numa frase do ministro: "Transformando a Amazônia, o Brasil se transformará".

Concebido inicialmente "para provocar discussão", o documento elenca possíveis diretrizes.

Inicialmente o ministro apresenta a visão dos problemas e das oportunidades com que se defronta o país hoje na Amazônia. Unger sugere que, a partir dessa análise, algumas grandes linhas de estratégias específicas para as diferentes partes da Amazônia, sejam o ponta-pé inicial para a implantação de ações conforme cada realidade identificada.

Comentários

Anônimo disse…
É mano, vc está cada vez melhor neste tal de blog... Abraços

Postagens mais visitadas