Seria tutela da Globo pra cima de Marina?

No Luis Nassif

Padrão Globo de reportagem

Por Henrique

MARINA SILVA CONTESTA O GLOBO

Trecho do aparte da senadora Marina Silva (sem partido-AC) ao discurso do senador Pedro Simon (PMDB-RS):

- A mesma posição eu vou manter aqui em relação ao Presidente Lula, porque não é uma questão de circunstâncias. Hoje, meu querido Senador Simon, tem uma matéria no jornal O Globo que não foi feita por nenhum desses jornalistas que nos acompanham aqui. Foi um correspondente lá do Estado do Pará que colocou na primeira página algo que é inteiramente incoerente com tudo o que eu disse e coloquei na carta que assinei embaixo. A manchete é a de que eu disse que o Governo é insensível para as questões sociais. E pega uma série de frases de uma palestra que dei, em um contexto de uma análise que eu faço da Amazônia, da questão das hidroelétricas, e as coloca ali. Digamos que, quanto às frases pinçadas, mal direcionadas, ainda vá lá. Mas dizer que eu, Marina Silva, disse que o Governo do Presidente Lula é insensível às questões sociais! Eu que já disse, inúmeras vezes, desta tribuna e em todas as manifestações que fiz, que foi a melhor política social que tivemos; que saímos de R$8 bilhões para R$30 bilhões investidos em política social.

Saiba mais em “A Rede Globo e Marina Silva”

PUBLICADO POR ALTINO MACHADO.

A REDE GLOBO E MARINA SILVA
Direto de minhas fontes na imprensa:

Orientações específicas da direção do jornal O Globo para a cobertura da campanha de Marina Silva: mantê-la presa ao tema ambiental, destacar todas as declarações que a contraponham a Lula e a Dilma, apresentá-la como uma candidata idealista, dar destaque a declarações de militantes e aprofundar a ruptura com o PT.

- Acaba de ser criada a “Editoria Marina Silva” - afirma uma fonte.

Já aconteceram duas reuniões informais -na quarta-feira e ontem- das quais os editores saíram dando dicas, o que evidencia tratar-se de um plano que vem de cima.

Querem inflar a candidatura dela, mas marcando-a como alguém fora da realidade. Mais ou menos o mesmo que fizeram com Fernando Gabeira na eleição do Rio. Também fizeram com Carlos Minc, chamando atenção para os coletes dele e esquecendo a questão ambiental.

No caso de Marina Silva, provavelmente vão dar destaque à questão ambiental para evitar levar o debate para o tema do modelo econômico.

No tema ambiental, tem saído várias reportagens nos jornais paulistas elogiando José Serra nessa questão, o que certamente equivale a uma vacina anti-Marina Silva.

A Justiça bloqueou as obras do Rodoanel em São Paulo por conta de irregularidade nos pagamentos, mas existem ações por questões ambientais obstruindo o projeto e os jornais omitem.

A ex-seringueira e ex-ministra do Meio Ambiente hoje já é manchete do Globo: “Marina diz que Lula é insensível a causas sociais”.

A Rede Globo sabe o que está fazendo. É muito fácil marcar Marina Silva como uma mulher idealista e fora da realidade. Basta pinçar umas frases, como costumam fazer as editorias de política, ou entrevistar alguns dos assessores dela, ou mesmo o Fernando Gabeira.

Do blog do Altino
http://altino.blogspot.com/

Comentários

Anônimo disse…
Caro Mutram
Os comentarios com relação a biografia de Senadora, não é segredo para ninguem, e alem do mais a Clobo sempre esteve e estára,nos braços do governo, qualquer que sejá ele, esqueceu-se do cassador de marajá, das Alagoas,
Este fato, não muda em nada, uma vez, que o Serra, tambem Governo como o Lula, ou sejá governa na surdina, uma vez não se faz uma CPI, neste governo Tucano, onde tudo é barrado, Porque será ?
Porque a forma de se fazer política no país tem, atualmente caro Anônimo das 9:04, o pior dos exemplos possíveis.
Anônimo disse…
CARO MUTRAN, O PARTIDO DO SERRA É IGUALZINHO OS DEMAIS, NÃO MUDA NADA, O QUE VALE PARA ELES NÃO VALE PARA OS OUTROS, ELES DEVEM EXPLICAÇÕES SOBRE O QUE OCORRE NO R.G.SUL, A IMPRENSA DOS DEMAIS ESTADOS NADA FALAM, PORQUE? O MENSALÃO NASCEU NO NINHO DOS TUCANOS, EM SP O PSDB NÃO ADMITE INSTALAÇÃO DE CPI PORQUE SERÁ?
Anônimo disse…
Se, por um azar do destino, essa Marina vier a ser Presidenta, este país virará de fato a casa da mãe Joana.
Simplesmente porque aquela senhora não conseguiu manter o ministério que o PT lhe deu. Acho-a, sim, meio fora da realidade (algo como uma Cinderela no meio de um puteiro).
E, decididamente, o PT ou seus partidos aliados não possuem em seus quadros ninguém qualificado a assumir a Presideencia deste país estuprado pelos politicos da atualidade, aboletados que estão no congresso (assim mesmo, em minúsculas!).

Postagens mais visitadas